Quinta, 25 Abril 2024

O ano de 2020 foi bastante desafiador: desde o início da pandemia do novo coronavírus, as pessoas têm buscado maneiras de manter as contas em dia, de trabalhar a saúde mental e de proteger a si mesmas e aos seus.

Segundo artigo publicado no Brazilian Journal of Psychiatry, a Covid-19 tem impactos que vão além da preocupação com a saúde física: as doenças mentais, o trauma psíquico e o próprio desgaste da sociedade, pela ausência de políticas de saúde mental, pela crise econômica e pela incerteza, também chegaram com tudo no cotidiano do brasileiro.

Com o intuito de abrandar o impacto causado pelo isolamento e pelo tempo longo de pandemia - a qual tem ainda afetado de forma significativa o trabalho e a vida pessoal de cada um -, novas iniciativas têm surgido.

Há grupos, por exemplo, que oferecem consultas emergenciais para pacientes que se sentem desmotivados, ansiosos ou em algum estado de sofrimento mental por conta do novo coronavírus.

Além disso, órgãos competentes têm trabalhado de forma a produzir conteúdos que visam estimular a busca individual por acompanhamento médico, especialmente quando há pensamentos perturbadores, apatia, sensação de desesperança, dificuldade para produzir, dores de cabeça e oscilações de humor.

Medidas complementares, como a prática de meditação e de atividade física, também figuram na lista de como acabar com o estresse. Trata-se de um processo, no entanto, então é preciso insistir nele!

Você sabia que ter uma lista de metas também pode colaborar para a sua organização mental e para a diminuição dos níveis de ansiedade e estresse? Falaremos mais sobre isso a seguir.

Por que ter uma lista de metas?

O primeiro motivo para estabelecer metas é simples: a necessidade de ter um norte. Nós funcionamos melhor quando sabemos onde desejamos chegar, mesmo que os nossos objetivos exijam muito de nós e possam levar algum tempo.

Especialmente após um ano de grande instabilidade, como foi 2020, é importante voltar os olhos para os desejos que foram interrompidos e, caso ainda façam sentido, cunhar meios de retornar a eles.

É possível que, após todos os desafios de 2020, você comece o ano de 2021 com novas percepções do que é importante.

Como tivemos que lidar com as nossas inseguranças e passamos bastante tempo em nossa própria companhia, pode ser que as suas metas tenham mudado. E está tudo bem com isso, desde que você consiga reconhecer o que mudou e possa, com clareza, decidir um rumo de ação coerente.

Organização mental

Quando você tem uma lista de objetivos, colocados preferencialmente em ordem de prioridade, você sabe o que cabe na sua rotina e o que pode ficar para depois. Se você vai prestar um concurso público, por exemplo, precisará dedicar um tempo, algumas vezes por semana, para estudar.

Você pode colocar na sua lista de metas, por exemplo, o objetivo de passar no concurso público. Logo abaixo, pode colocar as formas através das quais você chegará ao destino final: estudar 2h por dia às segundas e quartas, talvez, seja uma boa ideia.

Fazer tal lista também colabora para que você possa organizar a sua agenda. Se você começa o ano com obrigações específicas, em dias já marcados, pode se programar para não fazer outras coisas nos horários que já estão comprometidos com as suas prioridades.

Parece simples - e é! -, mas faz enorme diferença: além de garantir que você não vai deixar o que é fundamental para depois, permite que você condicione o seu cérebro a estar disponível para aquela atividade.

Como fazer uma boa lista de metas?

Agora que você já sabe porque é importante escrever os seus objetivos para o ano que se aproxima, siga os passos a seguir para criar uma lista efetiva e inteligente:

Seja específico e positivo; não coloque como meta coisas que não dependem de você, nem use palavras negativas ou ameaçadoras;

Determine um prazo para alcançar cada objetivo. Não precisa colocar dias específicos, mas um número de semanas ou meses;

Analise o que será necessário para chegar ao resultado desejado (pense no exemplo que demos no tópico anterior: para passar no concurso, devo estudar duas vezes na semana, 2h por dia).

Caso faça sentido para você, mantenha por perto uma agenda ou um bullet journal e utilize-os como um diário de ações direcionadas às suas metas. Assim, você poderá ver o quanto já evoluiu de uma semana para outra, o que certamente irá motivá-lo a continuar.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome