Sexta, 19 Abril 2024

A região é conhecida por um patrimônio arquitetônico e histórico riquíssimo, além de paisagens lindas e uma gastronomia incrível. Confira alguns lugares imperdíveis para visitar!

Minas Gerais é o terceiro maior estado do país e um dos maiores polos turísticos nacionais. Repleto de serras, cachoeiras, construções históricas e comida boa, é difícil visitar Minas e não querer voltar.

Serra da Canastra, Ibitipoca, Conceição do Mato Dentro, Capitólio e Belo Horizonte são alguns exemplos de lugares adorados por turistas. Além deles, outro roteiro bastante famoso é composto pelas cidades históricas, absolutamente imperdíveis para quem gosta de um passeio cultural.

Por isso, se você nunca foi para as cidades históricas e deseja conhecer os encantos da região, antes de comprar a sua passagem na Viação Santa Cruz, confira algumas sugestões ótimas!

São João del Rei

Esta é uma das maiores cidades históricas mineiras, com pouco mais de 90 mil pessoas, rica pela variedade de estilos arquitetônicos presentes em seus monumentos e obras, desde o neoclássico até o barroco, o eclético e o moderno.

Além disso, a cidade possui um comércio bastante movimentado e boa infraestrutura para receber turistas. Ela ainda possui o Memorial Tancredo Neves, que conta a história do ex-presidente nascido ali.

As igrejas são uma atração à parte nas cidades históricas mineiras. A Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar é uma das mais impressionantes da área, construída em 1721 e mantida em ótimas condições até hoje.

Sabará

Com uma população ainda maior que São João del Rei (136 mil pessoas), Sabará é um nome derivado da língua tupi guarani que significa “grandes olhos brilhantes”, em referência às pepitas de ouro encontradas na região na época dos primeiros garimpeiros.

Esta é considerada uma das cidades históricas mais conservadas de Minas Gerais, com destaque para a arquitetura do estilo barroco. A Igreja Nossa Senhora do Ó é considerada uma referência do barroco mineiro, riquíssima em detalhes por dentro e bem simples por fora. Não deixe de visitá-la!

Ouro Preto

Talvez, esta seja a cidade histórica mais famosa em Minas Gerais. O nome foi dado pelo fato de o município estar localizado em uma das principais áreas do ciclo de ouro que marcou a economia brasileira no século XVIII.

A cidade foi fundada em 1711, sendo capital de Minas. Ali, existem inúmeros museus, como o da Inconfidência, que reúne documentos, obras de arte, mobiliários e peças de época que contam sobre o processo.

Além disso, existe o Museu do Oratório, o Museu de Arte Sacra e o Museu Aleijadinho. Outros artistas cujas obras se destacam ali são: Mestre Ataíde, Manuel Francisco Lisboa (pai de Aleijadinho) e Francisco Xavier de Brito.

Para quem gosta de um passeio original, vale conhecer algumas minas de ouro. Para percorrer os túneis de mineração por dentro, é preciso agendar uma visita com um guia turístico.

Por sua riqueza histórica e arquitetônica, Ouro Preto foi declarada Monumento Nacional em 1933, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista de Patrimônio Mundial.

Congonhas

Para quem gosta de turismo histórico e esculturas, Congonhas é uma parada obrigatória, já que possui doze imagens de profetas esculpidos por Aleijadinho em pedra-sabão. Por isso, ela é conhecida como “a cidade dos profetas”.

Além disso, Congonhas possui as seis capelas que compõem o famoso Jardim dos Passos, situado em frente à Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. Esse conjunto, esculpido em cedro, também por Aleijadinho, foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, tombado pela UNESCO.

É sempre bom lembrar que, independentemente de quais cidades você visitar durante a viagem, Minas Gerais possui uma das gastronomias mais conhecidas do país: tutu, costelinha, torresmo, doce de leite, feijão tropeiro, leitão à pururuca, goiabada cremosa, pé de moleque, etc — opções é que não faltam para se deliciar!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome