Últimas considerações sobre 2020 e tempos de pandemia!
Este ano não foi um ano fácil.
Pra ninguém!
Muitos perderam trabalhos, perderam renda, perderam entes queridos e até perderam a vida!
Um ano atípico e muito desafiador!
Para mim em particular, um ano de reinvenção, trabalho duro, foco e graças a Deus e a minha resiliência, ótimos resultados.
Em Março de 2020, refleti sobre: O que eu quero para mim e para o futuro?
E então percebi que deveria olhar mais para o meu umbigo...
Calma!
Não da maneira que muitos fazem com egoísmo e empáfia.
Quando digo "olhar para meu umbigo" quero dizer que passei a observar meu trabalho de forma mais crítica.
Passei a olhar meus erros profissionais, passei a enxergar meus acertos, passei a ver onde podia melhorar, passei a estudar mais, aprimorar mais e claro TRABALHAR mais.
Com isso fiz ajustes de roupas ( tô brincando, ajustes pessoais mesmo) , correções e calibragens importantes em minha rota e então os resultados começaram a aparecer.
Quis seguir sozinho esta estrada?
Não!
Sabe porque?
Por ter tido grande dificuldade lá em 2010 quando começamos com a Ellegancy Costuras pois os donos de Ateliês de Costuras da época escondiam informações, não ajudavam, não ensinavam nada a quem iniciava o caminho na Administração de Consertod e roupas, e claro, não existia ainda todo o poder da internet, youtube e Google para se obter informações como há hoje. Male Male tinha o Orkut rsrsrs.
As dificuldades foram muitas e eu bem sei!
E por isso, sempre fui um cara que compartilhou conhecimento adquirido com todos que tinham interese em aprender a costuras, e principalmente quem tinha interesse em trabalhar com Consertos e Reformas de Roupas. . Por saber o quanto é duro ficar pedindo ajuda e não ser correspondido.
E além do mais, como as coisas estão dando certo para mim e eu estava acertando o caminho, tentei compartilhar isso com outras pessoas.
Claro que muitos não quiseram ouvir, natural, não é mesmo?
Afinal crescer, prosperar, trabalhar, se impor, se valorizar não serve para todo mundo!
Isso exige trabalho, postura profissional, posicionamento de mercado e principalmente estrutura emocional e disposição para mudanças, aceitar criticas, sugestões e trabalhar muito!
E falou em trabalho, muitos correm para casa! Afinal é mais fácil crucificar, rotular e difamar .
Fui criticado, chamado de arrogante, soberbo, pedante (só porque trabalha com ajuste de vestido de noiva e conserto de macacão de motociclista se acha de mais).
Até de ganancioso ( fui rotulado, pois estava trabalhando firme e focado para vender meus serviços, minhas ideias, meus conceitos.
E assim obviamente ganhar dinheiro, ora, quem vive de luz é vagalume.
Eu sou um administrador de Ateliê de Costuras e não da "light"!
E também não ganho vale do governo para me dar acalento.
Preciso o que? TRABALHAR, costurar e divulgar meu trabalho!
Me abalei com as críticas? Jamais...
Críticas são ótimas para gerar estímulos de crescimento.
Claro, para quem tem Inteligência emocional e foco no seu umbigo e não na vida alheia.
Deixei os papagaios trancadinhos na gaiola falando entre eles e segui em frente pois sei onde quero e vou chegar.
Meu caminho esta apenas começando e quem acredita e TRABALHA sempre alcança.
O ano seguiu em curso e os resultados foram aparecendo. Quanto mais eu trabalhava e focava mais eles apareciam...
O balanço do último quadrimestre foi super positivo com mais de 200 clientes atendidos para diversos serviços de Ajustes e consertos de roupas em São Paulo e clientes que enviam roupas para ajustar e consertar de outros Estados.
"Nossa, ficou rico?!!!"
"Tá ganhando o maior dinheiro..."
"Ah, já tô vendo... vai para Maldivas ano que vem..."
Não! Claro que não! Não ainda...
Os custos de produção são altos e por isso sempre estou buscando materiais e serviços de qualidade com custo menor, para oferecer aos clientes um trabalho de qualidade, elegância e valor.
No ramo da costura profissional top tudo é muito difícil e caro. Por isso trabalho, trabalho e trabalho focado para fazer meu nome no mercado e ser diferenciado. Temos uma equipe extraordinária de costureiras habilidosas.
Sim, me reinventei, semeei em meio a um solo quase sem vida que foi o ano de 2020, mas acreditando sempre que plantando coisas boas, os frutos colhidos também seriam bons, e assim se concretizou a escrita.
Não posso deixar de agradecer o apoio e suporte de algumas pessoas.
Afinal, humildade sempre fez parte da minha vida de forma efetiva e não apenas em discursos e narrativas feitas por trás das portas.
Ainda há muito o que quero e vou fazer! Muitos ajustes e novidades a serem implementadas. E tenho certeza! 2021 será um ano de mais conquistas, mais clientes felizes, mais vendas, mais roupas ajustadas entregues .
Muitos dirão que foi sorte!
E que sigam pensando assim.
Enquanto isso, sigo TRABALHANDO, administrando, buscando os melhores fornecedores, estudando, aprimorando, saindo do usual todos os dias das 7h as 22h para que a SORTE continue atuando em meu trabalho fortemente.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.