Quinta, 25 Abril 2024

Para muitos pais, quando o tempo está fechado, é praticamente impossível manter os filhos calmos dentro de casa, então, listamos aqui as melhores brincadeiras em dia de chuva com crianças para você e seus filhos se divertirem.

Claro que o dia mais bonito é considerado aquele em que o sol brilha lindamente no céu azul, o clima agradável e com a umidade relativa do ar equilibrada, no entanto, não é sempre assim, então, compartilharemos com você aqui as brincadeiras em dia de chuva para crianças que você pode promover em casa, as possibilidades são numerosas e a diversão é garantida.

Se você está na praia veja o que fazer em dia de chuva em Ubatuba SP, litoral norte de São Paulo.

Atividades “faça você mesmo”

Quando não resta muito o que fazer ao ar livre por conta da chuva, ainda existem coisas a serem feitas em casa e artesanato sempre será uma excelente atividade, e, porque não mencionar nessa lista de brincadeiras em dia de chuva com crianças?

Praticamente todas as pessoas tem uma garrafa pet, um pote de margarina ou um rolo de papel higiênico em casa. Esses objetos são itens indispensáveis na hora de criar algum artigo artesanal dentro de casa.

Você pode buscar referências no Google sobre itens e objetos que pode fazer com seu filho e vocês dois criarem uma arte juntos.

Essa atividade é ótima para desenvolver a criatividade, a capacidade de organização e as habilidades manuais da criança, além de mantê-lo ocupado, canalizando assim, suas energias que se tornariam em agitação dentro de casa.

Origamis também entram nesse tópico de atividades manuais, basta que se tenha algumas folhas de papel e internet para pesquisar a arque que você e seu filho desejam criar, as possibilidades são muitas e é possível criar a partir de dobraduras, alguns animais, corações e até árvores. É brincadeira e aprendizado garantido!

Sessão de cinema

A chuva caindo lá fora, o convite para assistir um filme é um dos mais atrativos que podemos receber em dias assim. A pipoca é, praticamente, figurinha carimbada e petisco garantido durante a sessão de filmes.

E porque não criar brincadeiras enquanto vocês assistem ao filme?

Há uma série de possibilidades aqui, uma delas é combinar com seu filho que, durante a sessão de filme, você vai parar a cena para perguntar a ele referente à algum detalhe que tenha aparecido na tela.

Antigamente, essa era uma brincadeira em dia de chuva com as crianças que os pais mais gostavam, causava um certo alvoroço dentro de casa por causa da ansiedade e atenção redobrada, além das muitas gargalhadas que seus filhos darão.

Você também pode desenvolver a habilidade de escrita, redação, capacidade de opinião e interpretação de seu filho promovendo uma brincadeira que, após o filme, ele terá que fazer um breve resumo do que achou com relação ao filme.

Esse tipo de atividade ensina as crianças a formarem opiniões fortes a respeito de alguma situação que tenha chamado a atenção delas e ajuda a fortalecer o caráter, e de quebra, você pode conhecer mais a respeito dos pensamentos e sentimentos de seu filho.

Acampar

Uma das melhores coisas na vida de uma criança é sair da rotina, elas adoram! Quando tem alguma configuração nova dos móveis dentro de casa, quando alguma visita inesperada surge, ou quando você promove alguma brincadeira com ela.

Isto porque o cérebro das crianças, que ainda está em formação, se apega a referências de aprendizado e se adapta muito rápido às mais diferentes mudanças que pode haver em suas vidas.

Pense na alegria que seu filho sentiria se você pegasse algumas cadeiras, colocasse um lençol ou cobertor em cima, formando assim uma cabana. E dentro dessas cadeiras, embaixo do “telhadinho”, você coloca o colchão.

Se tiver uma lanterna, você pode ler para ele algum livro, contar algumas histórias e comer muitos petiscos, tudo isso, sem sair de casa.

Essa é uma das principais atividades que as crianças gostam de fazer na infância e é algo que marca a vida deles para sempre, lembre-se que as crianças estão construindo memórias e são essas memórias que irão compor seu futuro.

Crie peça teatral ou um telejornal

Já que estamos falando em diversão, essa brincadeira em dia de chuva com crianças é a melhor e mais didática.

As crianças possuem uma habilidade de criação única e a facilidade de aprendizado delas é singular. A memorização dos pequenos também costuma ser fantástica, então, a criação de uma peça de teatro ou de um telejornal é uma dica que merece estar nessa lista.

No caso de uma peça, sente com seu filho e combine com ele as questões a respeito do roteiro, cenário, figurino, falas, personagens e apresentação da peça que vocês desejam produzir. É nesse ponto que os sonhos são criados e que a capacidade criativa das crianças atinge o apogeu.

Elas amam e se divertem muito. Ajude seus filhos a colocar todas as informações no papel, a organizar a peça passo a passo, se for necessário, deixe algum trabalho para o outro dia, assim, mantém ele ocupado por 2 dias seguidos e canaliza as energias deles em algo que vai produzir o aumento da capacidade criativa deles.

Verifique as roupas que eles querem usar para figurino, estipule algumas regras que achar necessário e ajude-os a montar o cenário de acordo com o que eles produziram.

Na hora da apresentação da peça teatral, procure deixar que eles fiquem à vontade e se sintam em um ambiente seguro, longe de qualquer constrangimento. Algumas crianças guardam essas memórias pelo resto de suas vidas e se elas forem boas, irão ajudar na formação da auto estima deles.

No caso de um telejornal, ajude-os com a bancada, que pode ser na mesa mesmo. Crie um plano de fundo que será utilizado na apresentação do jornal com eles, auxilie na produção do roteiro, na criação das notícias e na apresentação.

As crianças costumam levar horas com essas brincadeiras, e, muitos profissionais do jornalismo começaram suas carreiras dessa maneira, enquanto estavam na infância, em suas casas, brincando de jornal caseiro.

Como você pode ver, existe um grande número de atividades e brincadeiras em dia de chuva para fazer com crianças e que ajudam a gastar toda a energia acumulada que elas possuem, sempre que você tiver condições de participar dessas atividades com seus filhos, participe.

A memória que eles irão ter sobre você é a lembrança de que você sempre esteve por perto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome