Sexta, 29 Março 2024

Conforto para suas noites de sono e elegância para o seu dia a dia.

Quem nunca passou por uma vitrine de roupas de cama e se sentiu tentado a cair sobre aquela cama tão linda e convidativa? Aqueles travesseiros e edredom com tecido de algodão parecem nos convidar para uma pausa.

Uma noite de sono revigorante pode começar ainda quando estamos de pé, acordados, e contemplando nossos quartos. Uma cama bem montada é como braços abertos nos esperando para dormir.

Embora os edredons tenham traços visuais fortes e influentes, eles podem ir além da beleza, e nos proporcionar experiências comparáveis ao dormir nas nuvens, com conforto, maciez e acolhimento. Para isso, é necessário entender sobre os tecidos, fios, enchimento e tamanho.

Avaliando as aparências

A complexidade dessa peça não nos permite separar conforto e decoração. Dizemos "complexidade" porque além de o edredom ter vários aspectos importantes (complexos), a palavra é formada por "com", conjunto, "plexo", tecido, exatamente o que faz o edredom ser tão especial.

Estampas e cores

Estampas e cores são as principais referências para nortear a sua escolha. Paletas de cores mais neutras podem combinar bem com climas mais frios, proporcionando aconchego e suavidade. Na contramão, as estações mais quentes pedem tons mais fortes e vibrantes.

Tamanhos

Um aspecto poucas vezes considerado pela maioria das pessoas é o tamanho da peça. O erro clássico é se direcionar pela nomenclatura em vez das dimensões.

Cada marca e modelo possui suas próprias configurações e dimensões. Para algumas, "cama de casal" tem uma medida, para outras, os números são diferentes. E isso vale para tudo, camas, lençóis, edredons, etc.

O tamanho do edredom terá influência no caimento da peça sobre a cama, mas também no seu uso durante a noite. Pessoas com sonos agitados precisam de peças maiores do que aquelas que dormem como “pedras”. Tenha à mão as dimensões exatas do seu colchão: largura, comprimento e altura, e da cama: altura.

Tecidos

Após escolher a aparência e tamanho do seu edredom, está na hora de passear entre os tecidos. Estamos falando do que terá contato direto com sua pele durante toda a noite, então, vale a pena caprichar na escolha.

Diferenças entre naturais e sintéticos

Começando pela origem dos tecidos e enchimentos, nos deparamos com duas opções: naturais e sintéticas. Mais do que simples nomenclatura, esta escolha interfere no toque, retenção de calor, manutenção da peça e preço.

Algodão

O algodão é um clássico que dispensa apresentações. É extremamente macio, resistente ao uso e lavagem, porém, mais caro. Como opção natural, sua característica mais relevante é a função de isolamento térmico, que dificulta a dispersão do calor. As variações do algodão ganham outros nomes e quantidade de fios. Confira mais a seguir.

Poliéster

É difícil conseguir equalizar todos os aspectos numa só peça, por isso a variedade ajuda ao consumidor escolher aquilo que melhor atende suas necessidades, gostos e prioridades. Se você busca alta durabilidade, esta é a melhor escolha.

Os edredons de poliéster em formato de veludo, por exemplo, são macios, mas não tão fofinhos quanto os de microfibra. Esse material retém bem o calor, não sendo indicado para temporadas mais quentes.

Por outro lado, diferente das opções naturais, o poliéster pode ser lavado em qualquer temperatura sem encolher. Outras vantagens são a rápida secagem, relativa manutenção na cor original, ou seja, não desbota com facilidade, e o fato de não amassar. Claro, tudo vai depender da qualidade do produto.

Microfibra

A microfibra é o meio-termo entre as opções anteriores. O que faz sentido, já que ela é feita com fios de algodão e poliéster (ou poliamida). Em geral, o tecido é mais fofo, leve e macio; também seca rápido e não amassa.

Sua resistência é imbatível e, só não é a escolha perfeita para o ano inteiro porque retém muito calor e pode ficar quente demais para algumas pessoas e situações.

Tramas e fios

Por fim: tramas e fios, ou a disposição dos fios. Quanto mais fechada, mais a trama dificulta a passagem do ar, mantendo o calor preso debaixo do edredom.

A regra básica para esse aspecto é quanto mais fios na trama, melhor a qualidade do produto. Mas para o dia a dia, tecidos com tramas entre 150 a 200 fios costumam ser bons o bastante.

Além da capacidade de retenção de calor, muitos fios também se traduzem em muito conforto e maciez. Outro aspecto relacionado à quantidade de tramas é a durabilidade do edredom.

As peças feitas com algodão se diferenciam de acordo com a trama utilizada. Os mais comuns são algodão egípcio, linho, malha, cetim e percal. Este último, por exemplo, quando composto por pelo menos 180 fios, evita aquelas famosas bolinhas que aparecem com o tempo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome