Sexta, 03 Mai 2024

O BrasilPrev foi numa parceria entre Sul América e Banco do Brasil no início dos anos 90 e somente agora, quase 30 anos depois, a instituição focada em previdência privada terá a sua primeira presidente mulher.

Ângela Beatriz de Assis, será a primeira mulher a assumir o comando da empresa. E terá, segundo a própria disse ao Estadão, o desafio de diminuir a concentração dos mais de R$ 300 bilhões sob gestão da empresa em ativos de renda fixa. Para ela, a mudança é necessária por conta dos juros baixos e com o “novo normal, a economia será mais “evoluída”.

Fundado em 1993, a BrasilPrev é uma das principais instituições financeiras focadas em previdência privada no Brasil. E após a reforma da previdência, este mercado está cada vez mais agitado. Dados da FenaPrevi, (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) apontam que os investimentos em previdência privada cresceram 16,9% em 2019.

Segundo Ângela Assis, a economia brasileira mudou e o jeito de investir na previdência privada também, assim é preciso buscar alternativas, de diversificar e fazer diferente. A executiva já fazia parte da atual diretoria, antes de passar a presidir o banco, sendo uma das responsáveis por iniciar o processo de diversificação do portfólio da empresa.

Com as mudanças, muitos brasileiros já estão fazendo a portabilidade de previdência BrasilPrev para aproveitar essa diversificação de investimentos. Com a renda fixa em baixa por conta dos cortes na Selic, encontrar um plano de previdência diversificado, que aloque parte do capital em ativos de maior rentabilidade é essencial nesse momento.

O movimento da BrasilPrev tem sido cauteloso, mas constante e já tem gerado resultados. Para se ter uma ideia, a proporção de patrimônio líquido da empresa em fundos multimercados é de 12,3% em 2020, mais do que o dobro de 2018, quase era menos de 6%.

Reforço da educação financeira

A cultura de investimentos do brasileiro é bastante limitante. Mesmo sem ganho real, com rendimento abaixo da inflação, a poupança ainda é o principal investimento dos brasileiros. Uma pesquisa da Capital Research mostra que 70% dos brasileiros pretende investir em 2020, mas 41% optam pela poupança, que atualmente rende menos de 1% ao ano.

Por isso, para Ângela o desafio é bem maior do que aprofundar a diversificação da carteira de investimentos da BrasilPrev. A executiva ressalta a importância de investir em educação financeira, pela necessidade de mostrar ao consumidor brasileiro que existem maneiras melhores de investir.

Projetos de Vida na Ponta do Lápis

Com o reforço da educação financeira, a BrasilPrev tem apoiado projetos sociais como o Projetos de Vida na Ponta do Lápis realizado em parceria com a Trevisan Escola de Negócios, que oferecem palestras sobre o assunto para alunos da rede pública de ensino.

Ângela ressalta que o projeto foi criado em 2010 e mais de 100 mil alunos já foram beneficiados. A executiva também ressaltou que a iniciativa tem tido uma ótima aceitação por parte dos estudantes.

Democratização da Previdência

A empresa também tem apostado em uma estratégia de democratização da previdência, com o lançamento de produtos como o BrasilPrev Fácil, que permite investimentos a partir de R$ 100 e já superou a marca de 500 mil planos comercializados. Só entre janeiro e abril de 2020, no início da pandemia mais de 129 mil planos foram contratados por mais de 120 mil novos clientes.

Ângela explica que essas pessoas estão entendendo que a previdência privada é uma ferramenta de educação financeira e planejamento a longo prazo. Ela ainda ressalta, que mesmo com aportes de pequeno valor, é possível atingir objetivos importantes.

Recuperação na pandemia

Com a pandemia, a BrasilPrev passou por dificuldades como outras pessoas do setor, mas a empresa agiu rápido para evitar investidores temerosos com os efeitos da crise. Com isso, a empresa conseguiu retomar os lucros em julho, atingindo a marca de R$ 300 bilhões ativos sob gestão.

Segundo a empresa em março e abril, a BrasilPrev realizou mais de 2,4 mil treinamentos com mais de 12 mil funcionários do Banco do Brasil, fez 16 mil consultorias e realizou 99 eventos virtuais. Esse foi o segredo da empresa para se manter forte após o impacto inicial negativo da pandemia de coronavírus.

Ângela de Assis está na BrasilPrev desde 2017

A executiva ocupava o cargo de diretora comercial e de marketing da BrasilPrev desde 2017. Graduada em Relações Internacionais com especialização em RH e Liderança Estratégica, Ângela iniciou sua carreira no Banco do Brasil em1992, atuando até 2004 na rede agências de varejo e atacado da instituição.

Ela assumiu a gerência de divisão nas diretorias de cartões e varejo entre 2004 e 2009, depois assumiu o cargo de gerente executiva de controle internos até 2012. Ainda como gerente executiva, ela ocupou a diretoria de Seguro, Previdência aberta e capitalização por 11 meses, também passou pelo BB Seguridade, onde ficou até assumir o cargo diretoria na BrasilPrev.

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