A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) promoveu o curso ‘Apuração Disciplinar para Empregados Públicos da CDRJ’, com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As três turmas, formadas por 20 empregados cada uma, tiveram aulas no formato digital durante uma semana, em novembro e dezembro.
A iniciativa teve o objetivo de capacitar os empregados que compõem as Comissões de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e Sindicâncias, como também para atuação em atividades que precedam e/ou sucedam a instauração/apuração de processos disciplinares. A ementa do curso, ministrado pela professora Tânia de Ávila, foi montada com base na IN. ASSIND.01.012 – Procedimentos Disciplinares e no Manual de Direito Disciplinar para Empresas Estatais.
Segundo a assistente sênior de Sindicância da CDRJ, Debora Torres Isola, a capacitação é considerada de suma importância: “Ainda que seja realizada fora da rotina da área de lotação do empregado designado para as Comissões, a condução dos processos disciplinares exige grande responsabilidade durante sua apuração; seja por priorizar a ação moral, ética e legal com a parte interessada no processo; seja pela responsabilidade de todos os empregados com as normas, pois, estamos falando de bens públicos.”