Enxoval de banho deve ser confortável, macio e altamente absorvente.
Tem dias que tudo o que nós mais precisamos é de um banho longo e quentinho para poder esquecer as dificuldades e relaxar corpo e mente. E após esse agrado, nada como poder usar uma toalha de banho macia, daquelas que nos abraçam e enxugam o excesso de água imediatamente.
Se a toalha secou ao sol então, a experiência do banho fica ainda melhor, uma vez que ela fica macia e com um cheirinho de limpeza maravilhoso!
Mas, já reparou que nem toda toalha de banho propicia esse conforto e maciez? Sabe o que precisa para conseguir ter um enxoval de banho ideal? Te contamos a seguir.
1. A gramatura
Você pode não ter ouvido falar disso antes, mas a gramatura é uma medida de grossura e densidade usada para diferentes fibras — do tecido ao papel.
No caso do enxoval de banho, essa medida avalia a quantidade de gramas de algodão por metro quadrado na toalha. Quanto maior for a gramatura, mais felpuda e macia é a toalha. Isso pode ser agradável ao toque, mas ruim no dia a dia.
Dependendo da região onde você mora, uma toalha muito grossa pode demorar mais tempo para secar, favorecendo o surgimento de bolor entre as fibras. Uma forma de avaliar a gramatura, além do toque, é abrir a toalha e observá-la contra a luz. Se houver qualquer ponto de transparência, significa baixa gramatura.
2. As fibras
É o tipo de “ingrediente” usado na fabricação da toalha. Quanto mais fibras naturais a toalha tiver, melhor vai ser o seu toque e a sua absorção. No entanto, toalhas 100% algodão tendem a ser mais caras do que aquelas que levam fibras mistas — naturais e sintéticas.
Apesar das fibras sintéticas serem mais rijas, as toalhas de tecido misto não são ruins e também podem ser macias. Cuidando bem elas apresentam ótima durabilidade.
Uma dica para ajudar a preservar a maciez das fibras por mais tempo é evitar o calor. Logo, as toalhas devem ser lavadas sempre em água fria. O uso da secadora não é proibido, mas também não é recomendado, uma vez que o ar quente e seco do aparelho pode ressecar as fibras e endurece-las.
Da mesma forma, não é recomendado passar as toalhas de banho, porque o calor do ferro danifica a estrutura das fibras.
O uso de sabão em pó e amaciante em todas as lavagens também pode ser ruim para o tecido das toalhas. O ideal é usar, preferencialmente, sabão líquido. Alguns até já vêm adicionado de amaciante, garantindo o bom cheirinho da toalha.
O uso do amaciante pede um cuidado extra porque se ele não for bem removido, gradativamente pode se acumular nas fibras, prejudicando o toque.
3. A tecnologia
A forma como a toalha é produzida também pode influenciar no seu toque e na sua capacidade de absorção. Fios simples ou homogêneos tendem a ser mais macios, uma vez que são mais maleáveis. Já os retorcidos ou duplos são mais resistentes, ideais para toalhas que precisam ser lavadas com mais frequência.
4. O tamanho
Uma toalha de banho comum serve bem para crianças e adultos de estatura mediana, uma vez que sua medida básica é de 70 cm de largura x 140 cm de comprimento. No entanto, para pessoas mais altas esse tamanho pode ser pequeno e pouco confortável. Não sendo possível “enrolar” na cintura direito, por exemplo.
Uma solução são as toalhas “banhão”, com 90 cm de largura x 160 cm de comprimento. Pode parecer pouco, mas 20 cm fazem toda a diferença na hora do uso.
*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.