Não importa o quão atraentes sejam suas postagens no Instagram, você fica desapontado quando elas não conseguem engajamento suficiente.

Seja uma marca bem estabelecida, uma pequena empresa ou um Influenciador, todos enfrentaram esse problema. A taxa de engajamento no Instagram é a métrica principal à qual todos os criadores prestam atenção. Bem, o Instagram como plataforma é bastante versátil e com uma enorme base de usuários, os criadores certamente precisam tirar o máximo proveito dele. Mas como?

Como obter mais engajamento no Instagram?

Você tem se esforçado para obter respostas para essa pergunta.

Algo precisa de atenção se suas postagens no Instagram não estão trazendo os resultados desejados, mesmo quando você está fazendo tudo certo.

Neste blog, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre o aumento da taxa de engajamento no Instagram para sua marca.

Antes de prosseguirmos, vamos examinar essa métrica em detalhes.

 

O que é a taxa de engajamento no Instagram?

A taxa de engajamento no Instagram são as interações que você recebe em sua postagem divididas pelo número total de seguidores que você tem. As interações incluem curtidas, comentários, salvamentos e exibições de vídeo.

A taxa de engajamento informa como o público está se envolvendo com seu conteúdo.

Isso nos mostra por que você deve acompanhar de forma consistente a taxa de engajamento no Instagram.

 

Importância de medir a taxa de envolvimento do Instagram

Embora toda métrica tenha um propósito a servir, a importância da taxa de engajamento muitas vezes não é bem compreendida pelos gerentes de marca. A taxa de envolvimento é mais do que apenas o número de curtidas, comentários e compartilhamentos!

O envolvimento do Instagram pode ajudá-lo a avaliar o sentimento do público em relação ao seu conteúdo

Quando o público gosta, comenta ou compartilha seu conteúdo, significa que encontrou algo relevante.

Se sua conta tem milhares de seguidores, mas ainda luta por curtidas e comentários e quase não recebe compartilhamentos, você precisa refazer sua estratégia de conteúdo!

Além disso, ter postagens com uma alta taxa de engajamento pode dizer o que funciona para o seu público. Analise as postagens regularmente para ver que tipo de conteúdo está sendo mais compartilhado pelo seu público, o que eles estão comentando e do que estão gostando.

As estatísticas do Instagram precisam ser medidas em sua totalidade, certifique-se de não ignorar as outras métricas, como alcance e impressões.

Então agora você pode se perguntar o que exatamente compreende a taxa de engajamento no Instagram.

 

Fatores que decidem sua taxa de engajamento no Instagram

Seja uma ferramenta de taxa de engajamento do Instagram ou uma calculadora de taxa de engajamento, essa métrica é medida levando em consideração cinco fatores importantes.

 

Curtidas

Calcular o número de curtidas em uma postagem é um exercício muito comum e também faz parte da medição da taxa de engajamento. O número de curtidas não pode por si só determinar a eficácia de suas postagens, mas certamente pode dizer se seus usuários do Instagram estão gostando delas.

 

Comentários

Outra forma de verificar o nível de envolvimento dos usuários do Instagram é ver o número de comentários em suas postagens. Bem, além do número de comentários, este elemento específico também pode fornecer uma visão sobre o que o usuário realmente pensa sobre o seu conteúdo.

Analise o que os usuários comentaram em suas postagens e você terá uma ideia do que eles sentem sobre o conteúdo que você posta. Os usuários do Instagram também se expressam por meio de emojis que podem revelar o sentimento do público.

Algumas ferramentas de análise do Instagram também podem ajudá-lo a verificar o sentimento do público por meio de emojis!

 

Ações

Os compartilhamentos ou repostagens também são calculados para medir a taxa de engajamento no Instagram. Embora os números de curtidas e comentários sejam fáceis de alcançar, é difícil selecionar conteúdo compartilhável e de acordo com a preferência do público. Geralmente, isso ocorre porque a plataforma está cheia de conteúdo e a falta de atenção do usuário.

As marcas precisam se concentrar nesse fator porque, quando seu conteúdo é compartilhado, ele automaticamente ajuda a divulgar sua marca. (Confie em nós, pode poupar muito tempo e esforço)

 

Seguidores

Todos os fatores mencionados acima são calculados com base no número de seguidores que você tem em sua conta. Além disso, também mostra se você está atraindo o público-alvo para o seu conteúdo. Deve-se notar que um grande número de seguidores não significa nada se não houver interação com o conteúdo.

 

Economizar

O número de salvamentos em suas postagens indica que o conteúdo está sendo apreciado pelo público e que eles gostariam de voltar a ele mais tarde. Quando mais usuários do Instagram salvam suas postagens, isso informa à plataforma que a postagem é de alta qualidade e merece mais visibilidade. Embora os gerentes de marca muitas vezes não levem esse fator em consideração, é necessário fazê-lo no cenário atual.

Os cinco fatores mencionados acima são levados em consideração para medir o envolvimento no Instagram.

Tudo isso se resume em como aumentar a taxa de engajamento do Instagram.

 

Como calcular a taxa de engajamento no Instagram?

A taxa de engajamento no Instagram é calculada no nível da conta ou no nível da postagem, onde a primeira é toda a sua conta do Instagram e a última é a respectiva postagem na sua conta do Instagram.

1) Taxa de envolvimento no Instagram (nível da conta)

a. Taxa de engajamento por seguidores

= ( nº total de curtidas + comentários + salvos + visualizações do vídeo) / Total de seguidores

b. Taxa de engajamento por alcance

= (Nº total de curtidas + comentários + salvos + visualizações de vídeo) / Alcance total

2) Taxa de engajamento no Instagram (nível de postagem)

= (Postar curtidas + comentários + salvos + exibições de vídeo *) / Total de seguidores

* Se for uma postagem de vídeo, observe: diferentes marcas têm diferentes maneiras de calcular a taxa de engajamento. Eles podem não necessariamente levar em conta todas as métricas que mencionamos acima. Algumas marcas gostam de calcular a taxa de engajamento por impressões em vez de alcance.

 

Dicas úteis para aumentar a taxa de engajamento de sua marca no Instagram

Olhe para os melhores players em seu nicho e veja o que incentiva o público a se envolver com seu conteúdo no Instagram. Você notará os posts que geram engajamento no Instagram. Além das marcas já estabelecidas, existem várias marcas que devem seu sucesso às redes sociais, especialmente o Instagram.

Vamos ver como você pode melhorar o envolvimento da sua marca no Instagram.

 

1. Gere engajamento no Instagram com a curadoria de conteúdo em uma variedade de formatos

As estatísticas do Instagram são o resultado do que você posta na plataforma. Iniciado como uma plataforma simples de compartilhamento de fotos, o Instagram agora permite que você poste uma variedade de conteúdo. Seja histórias do Instagram, vídeos ou transmissão ao vivo com IGTV, a plataforma tem infinitas possibilidades de curadoria de conteúdo.

Os usuários do Instagram estão sempre à procura de algo novo e experimentar novos formatos de conteúdo pode ajudá-lo a manter o interesse deles.

Para aumentar sua taxa de engajamento no Instagram, é essencial quebrar a monotonia e experimentar formatos de conteúdo.

A Apple cria um equilíbrio com seu conteúdo no Instagram, incluindo imagens e vídeos.

 

2. Estabeleça uma linha entre postar com muita frequência e nem postar

Manter o público envolvido é uma coisa, mas bombardeá-lo com conteúdo consecutivo e aglomerar seu feed pode fazer o oposto. Postagens regulares irão construir um senso de confiança em seu público, então não desapareça do nada por semanas!

A melhor maneira de controlar sua programação de postagem é criar um calendário de conteúdo. Trate seus usuários do Instagram com conteúdo de qualidade em vez de várias postagens.

Antes de postar conteúdo, verifique a melhor hora para postar. Veja quando seu público é mais ativo na plataforma e poste de acordo.

Para postagens centradas em vídeo, aproveite ao máximo a IGTV.

 

3. Use as hashtags certas para aumentar a taxa de engajamento do Instagram

Hashtags são uma parte importante do Instagram. Ajuda outros usuários do Instagram a descobrirem seu conteúdo na plataforma. Isso também pode afetar a taxa de engajamento. Certifique-se de usar hashtags com sabedoria e não exagere. Lembre-se da relevância das hashtags.

Faça uma pesquisa de hashtag completa e escolha aquelas que se relacionam ao seu nicho.

As marcas também podem criar suas hashtags exclusivas para se diferenciar das outras hashtags.

 

4. Seja ativo no recurso de Stories do Instagram para melhorar o envolvimento no Instagram

Nem tudo precisa ser postado no feed do Instagram, algumas coisas geram mais impacto em formato de história. As histórias do Instagram também permitem que você seja mais criativo na plataforma. Ser ativo nas histórias do Instagram ajudará a manter seu público viciado.

Além disso, as histórias também permitem que você seja mais interativo com os usuários do Instagram.

Ter enquetes sobre suas histórias pode ajudá-lo a gerar respostas rápidas e pode ajudá-lo a avaliar quem está respondendo ao conteúdo de sua marca.

 

5. Interaja com contas pertencentes ao seu nicho para aumentar o envolvimento no Instagram

As marcas geralmente não gostam de interagir com outras contas em seu nicho. No entanto, essa prática pode ajudá-lo a se tornar mais visível em seu nicho. Se não suas marcas rivais, pelo menos interagem com os influenciadores de seu setor. Até um simples comentário ou menção pode fazer maravilhas.

Quando você interage com outras contas ou seus seguidores, você está dizendo a eles que os valoriza!

 

6. Suas legendas precisam ser um diferencial!

Gerar a taxa de engajamento do Instagram requer o envolvimento de vários fatores e isso também inclui legendas. As legendas ajudam a dar perspectiva à sua postagem e também ajudam a aumentar a atenção do usuário.

Postagens com legenda têm recebido mais atenção na plataforma e podem impactar a taxa de engajamento.

As marcas também podem escrever legendas que geram uma resposta do usuário. Faça perguntas nas suas legendas ou dê dicas)

 

7. Aproveite o desejo dos usuários do Instagram por conteúdo autêntico

Nada funciona melhor do que conteúdo autêntico. Certifique-se de que suas postagens estejam em sincronia com os valores de sua marca e transmitam os mesmos. A abordagem de contar histórias funciona melhor no Instagram. Além de postagens altamente refinadas, você também pode consultar postagens de bastidores, postagens sobre sua força de trabalho, etc.

Ter essas postagens em sua conta de marca pode ajudá-lo a se conectar com o público, o que pode ser benéfico para aumentar a taxa de envolvimento no Instagram.

 

8. Acompanhe as tendências para aumentar o envolvimento no Instagram

As mentes criativas muitas vezes apresentam tendências que se tornam virais no Instagram. Embora nenhum livro de regras diga que você precisa seguir as tendências, isso com certeza chama a atenção que deseja de seus usuários. Seguir as tendências pode obter a taxa de engajamento de que você precisa.

Certifique-se de legendar essas postagens bem com as hashtags de tendência para obter o máximo de visibilidade e envolvimento.

 

9. Poste para seu público para obter uma alta taxa de engajamento no Instagram

Promover cegamente sua marca em todos os posts pode desanimar seu público. Certifique-se de criar conteúdo que ressoe com seu público-alvo. É melhor contar com uma ferramenta de taxa de engajamento do Instagram para analisar sua base de público.

Quando você cria conteúdo tendo em mente o seu público, ele certamente alcançará a taxa de engajamento desejada.

 

10. Os infográficos podem ajudá-lo a alcançar sua meta de engajamento no Instagram

Os infográficos funcionam muito bem no Instagram porque o público aqui está em busca de infoentretenimento. Os infográficos podem fazer maravilhas se você os apresentar bem com as fontes e esquemas de cores corretos. Certifique-se de mantê-los simples e fáceis de ler para maior engajamento no Instagram.

Ter a estratégia de conteúdo certa é certamente o primeiro passo para obter engajamento no Instagram. No entanto, para rastrear a taxa de engajamento, é melhor contar com uma calculadora de taxa de engajamento ou uma ferramenta de taxa de engajamento do Instagram.

As marcas devem se concentrar na curadoria de conteúdo que mantenha o público envolvido. Veja por que você fica de olho no que seus concorrentes estão fazendo com seu conteúdo e colabora com influenciadores de seu nicho para aumentar o conhecimento da marca. Essas atividades podem ser benéficas para aumentar a taxa de engajamento do Instagram.

Mais informações em: https://trendszone.com.br/como-aumentar-o-engajamento-no-instagram/

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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