Quarta, 17 Abril 2024
  • A sustentabilidade dos nossos portos

    A entrevista com Luciano Pereira de Souza , abrindo o WebSummit Porto Sustentável, põe luz em três pontos importantes da sustentabilidade em nossos portos: planejamento, conflito legal e fiscalização.

  • As pedras no mar do Porto de Santos

    Vem dividindo águas de opinião no Porto de Santos, o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e o Ministério Público Federal, ao considerar que a acelerada erosão que passou a atingir praias de Santos tem como causa a dragagem para alargamento e aprofundamento do canal estuário.

  • Compliance, mais que compromisso formal

    Quem está lhe observando? Esta questão que antes era inerente a notícias sensacionalistas de gente famosa alvo dos paparazzi, hoje pode ser respondida por clientes, produtos e empresas.

  • Decisão do STF sobre terminais graneleiros não garante controle ambiental pleno

    O primeiro entrevistado do "Esquenta WebSummit Porto Sustentável" é Luciano Pereira de Souza, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas e Direito. Ele aborda a complexa situação que envolve a manutenção e a instalação de terminais graneleiros no corredor de exportação do Porto de Santos, no bairro da Ponta da Praia, área densamente habitada

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  • Diretor de Suape explica monitoramento da dragagem e ressalta iniciativas como o Viveiro Florestal

    O executivo garante que intervenções no Complexo, como o aprofundamento do canal de acesso - várias vezes criticado pela comunidade local -, recebem monitoramento ambiental, possibilitando as equipes realizarem medidas corretivas para evitar qualquer reflexo no meio ambiente

  • ONU busca inovações que combatam poluição nos oceanos

    Reconhecendo a urgência crescente em combater a poluição dos oceanos, particularmente de plásticos e nutrientes, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançou um concurso que busca inovações transferíveis, replicáveis e escaláveis, que receberão subsídios de 50 mil a 250 mil dólares.

  • Políticas públicas precisam diversificar modais e desincentivar uso de carros

    Sendo assim, pensando no ambiente e na integração do porto com a cidade vejo a necessidade de incentivar a utilização destes dois modais (transporte aquaviário e ferroviário) sendo a cabotagem uma grande aliada para a diminuição da utilização de transporte rodoviário

 

 

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