• Dados socioeconômicos de 2017 são divulgados

    A Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou, esta semana, seu levantamento de indicadores industriais de 2017, que aponta queda de 0,2% no faturamento real da indústria brasileira.

  • Luta contra a MP 881

    Um dos exemplos fortes da confusão que se procura causar em nossas fileiras é a MP 881, dita da “liberdade econômica” e que deverá ser votada logo após terminarem os trâmites da deforma previdenciária na Câmara dos Deputados e no Senado.

  • Tudo o que você precisa saber sobre o Projeto de Lei da Terceirização

    1. O que é?

    A terceirização é uma forma estrutural que permite a transferência das atividades-meio de uma empresa (seja ela privada ou estatal) para que uma empresa intermediária execute tais tarefas. Isso ajuda a empresa a reduzir seus custos, seus gastos em recursos, diminuir a sua estrutura operacional, e, principalmente, disponibiliza mais fatores de produção para a atividade-fim da empresa.

    td q vc prec sa so proj d lei terc fig 1
    Fig.1: A terceirização permite com que outros trabalhadores colaboram com a empresa e, assim, proporcionem uma interação sinérgica de dinâmicas e estruturas organizacionais diferentes. Fonte(https://br.pinterest.com/pin/239394536424600681/) Acessado 01/02/2017.

    2. Histórico da Terceirização

    A primeira vez que foi utilizada a estrutura terceirizada de forma significativa foi durante a II Guerra Mundial, em meados de 1939. Para a estratégia dos Estados Unidos, era vantajoso se concentrar na execução da atividade-fim (produção de armas) enquanto terceirizava suas atividades-meio, como a distribuição dessas armas.

    (Entenda a terceirização na Logística de Distribuição aqui)

    Mesmo assim, a terceirização só surgiu no Brasil 27 anos depois. Em 1966, ela foi parcialmente regulamentada pela lei que permitia a contratação de seguranças para bancos de forma terceirizada. Após um ano, foi publicada a lei que permitia a terceirização se executada pelo setor público.

    Com o passar dos anos, a terceirização foi cada vez mais representada: em 1974 foi regulamentado o trabalho temporário; enquanto que em 1983, tornou-se legal a criação de uma empresa intermediária para representar e garantir os direitos do trabalhador

    ...