Sábado, 11 Mai 2024

O Porto de Suape entrou para o time de empreendimentos públicos que geram energia limpa no Brasil. O molhe de pedras que protege o Porto Externo recebeu 18 placas fotovoltaicas com luminárias de LED,  aumentando a eficiência e segurança na operação noturna dos navios. Além de ser ecologicamente sustentável,  sem emitir resíduos poluentes, a potência desses equipamentos é suficiente para iluminar quatro residências com consumo mensal médio de 133 quilowatts-hora, cada.

A técnica empregada para aproveitar a luz solar consiste em converter a energia do sol em energia elétrica que será armazenada em bateria para alimentar as lâmpadas de LED durante à noite. O investimento é de longo prazo, já que a vida útil dos painéis de captação é de décadas, gerando economia também com a manutenção.

 A iluminação dos Píeres de Granéis Líquidos 3A e 3B também foi reforçada com a colocação de 16 postes metálicos e lâmpadas convencionais de vapor de sódio, em cada um. O investimento total na iluminação dos píeres e molhe foi de R$ 823 mil.  Utilizando a energia solar e as lâmpadas de LED, o Porto  ganha em benefícios para o meio ambiente, segurança e a eficiência nas operações e economia, pois em até oito anos haverá o retorno do investimento. Suape opera 24 horas, durante os 365 dias do ano. O Porto recebe em média 134 navios por mês, dos quais 40 no período noturno.

Molhe
O molhe é uma proteção formada por agrupamentos de pedras de grande volume, com três mil metros de extensão, e que abriga os quatro píeres de granéis líquidos (1, 2, 3A e 3B) e o Cais de Múltiplos Usos (CMU) do Porto Externo contra correntes marítimas.  Os PGLs 3A e 3B recebem navios petroleiros com até 170 mil toneladas por porte bruto (TPB).

Sobre Suape
Considerado o mais estratégico do Norte-Nordeste, por sua localização geográfica e diversidade de cargas, o Porto de Suape movimenta, mensalmente, cerca de 1,5 milhão de toneladas de insumos e produtos, tais como granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e carga geral. Toda movimentação acontece nos seus píeres e cais. O porto é dividido em Porto Externo e Porto Interno e, atualmente, o Porto Interno possui 1.600 metros de cais e cinco berços em atividade. No Porto Externo, é onde acontece toda carga e descarga de produtos líquidos tais como diesel, gasolina, Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), álcoois e produtos químicos.

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