Sexta, 10 Mai 2024

 

Nos EUA é esperada uma taxa de crescimento da publicidade na internet de 25% - no Brasil é de 16% - este ano em comparação com o ano passado. Esses números confirmam as previsões feitas nesta seção a respeito da Revolução da Informação em curso no mundo, por conta do comércio eletrônico.

 

O surgimento explosivo da Internet como um importante canal mundial de troca de informações está mudando profundamente as economias, mercados, produtos, serviços, mercado de trabalho, comportamento e a cultura. É uma mudança acelerada que causa um arrebatamento nos mais diversos campos: por terra, mar e ar.

 

Novas tecnologias e equipamentos, como se deu com a banda larga, os celulares e os palms, surgem no mercado e são consumidos com avidez, contribuindo para facilitar e promover o rápido desenvolvimento da vida digital. No Brasil, as vendas de equipamentos de informática neste ano deverão ser 60 % maiores do que em 2003. A razão fundamental dessa rápida evolução é que o preço do elemento básico, o microchip, cai 50%, cada dezoito meses. Por tudo isso, é provável que a realidade supere qualquer projeção do quanto irá evoluir o desenvolvimento da rede mundial de computadores nos próximos cinco anos. Talvez muito mais que a taxa de evolução da Revolução Industrial no século XIX.

 

Mas, com certeza, quem não estiver nessa onda estará fora desse admirável mundo novo. Estará como se estivesse dirigindo um Ford bigode numa auto-estrada, na pista da direita para não atrapalhar os outros veículos mais modernos e velozes que o ultrapassam. Terá pouco ou nenhuma competitividade.

 

O Portogente, ao alcançar hoje a média de 8.000 visitas/mês em comparação com as 1.800 visitas/mês, em 2003/dez, confirma de modo concreto a seriedade do trabalho de uma equipe de jornalistas competentes, na missão de produzir um veículo para estabelecimento de uma rede de relações pessoais ligadas ao Porto de Santos. Participar dessa “network”, de algum modo é uma atitude de embarcar na ferrovia da Internet, fazendo uma referência àquela da era da Revolução Industrial, que possibilitou à humanidade dominar a distância.

 

No comércio eletrônico, a distância foi eliminada, assim como não existem nem empresas locais, nem lugares diferentes.  O resultado é um mundo inteiramente novo a ser explorado.




 

José Antonio Marques Almeida (JAMA) é engenheiro civil, pós-graduado em administração portuária
e editor do Portogente.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome