Segunda, 20 Mai 2024

Apesar de o Brasil encontrar dificuldades para gerar empregos, está entre os primeiros países do mundo no uso da informática na administração governamental. Exemplo maior é a Receitanet, sistema muito conhecido por todos os cadastrados na Receita Federal.

Outro exemplo é a votação eletrônica e agora, no meio do comércio exterior, vem sendo implantado o Siscomex. Todos os três são de interação com o público e demonstra o potencial do nosso povo para se adaptar a novas tecnologias, em especial quando se trata de pagar impostos.

Mais contraditório parece, quando lembramos que esse avanço na informação eletrônica deu-se, principalmente, no sistema bancário, durante o período da inflação alta, devido à necessidade de atualização rápida e precisa de valores movimentados nas transações monetárias e que variavam aceleradamente. A Internet encontrou esse campo fértil para brotar e medrar.

Brasileiras e brasileiros estão participando, num crescendo surpreendente, de uma poderosa conversa global. Nela, as pessoas estão descobrindo e inventando novas formas de compartilhar conhecimentos interessantes em velocidade assustadora. Observem como os mercados estão ficando mais espertos, com maior rapidez do que a maioria das empresas.

As empresas precisam sair do caminho para que seus empregados conectados por intranet, a rede interna, possam conversar diretamente com mercados conectados pela Internet, a rede mundial. Desse modo, será possível conectar os empregados inteligentes de dentro da empresa com os mercados inteligentes de fora.

Essa nova cultura estabelecerá um novo tipo de conversa mais empolgante em que os negócios jamais participaram. Para exemplificar, podemos citar alguns trechos do manifesto do saite www.cluetrain.com:

Os mercados estão ficando mais inteligentes, mais informados, mais organizados. A participação num mercado ligado em rede muda as pessoas de forma fundamental.

Para falar com voz humana, as empresas precisam partilhar as preocupações de suas comunidades. Quer que paguemos? Nós queremos sua atenção.

Não se preocupe, você ainda pode ganhar dinheiro. Isto é, enquanto isso não for sua única preocupação.

Estamos acordando e nos ‘lincando’. Estamos atentos. Mas, não estamos esperando.

Até a semana que vem!

José Antonio Marques Almeida (JAMA) é engenheiro civil, pós-graduado em administração portuária e publisher do Portogente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome