Segunda, 20 Mai 2024


O Portogente é a voz da gente do porto. Aqui pode falar do menos ao mais graduado dos que trabalham nas empresas que participam, direta ou indiretamente, do processo produtivo que passa pelo Porto de Santos. É um espaço para opinião individual ou em grupo, muitas vezes, motivada por meio de temas e propostas. que podem incluir o cenário de outros portos do mundo.

Debater esse processo com visão moderna que utiliza a Internet como ferramenta e o saite como facilitador, promove interesses e motiva participações, necessários, principalmente, para se acostumar às novas tecnologias ao gênero humano brasileiro. Isso demonstra o crescimento de 505 para 992 visitas semanais (96%) ao portogente em um mês.

Essa mesa-redonda tem sido extensível a diferentes atores da sociedade, utilizando convites agradáveis como é o caso do Concurso Nacional de Poesia Porto-Cidade. Poetas de diferentes cidades do País têm enviado seus trabalhos para concorrerem ao troféu Portogente da Poesia.

O poeta americano Ezra Pound chamou o artista de “antenas da raça”. Nesse sentido, a arte, como radar, atua como se fosse um verdadeiro “sistema de alarme premonitório”, capacitando-nos a descobrir e a enfrentar objetivos sociais e psíquicos, com grande antecedência para atenuar a transição de paradigma que promove o mundo digital.

É com imensa alegria que se divulga e cumprimenta a atitude da Autoridade Portuária do Porto de Santos de denominar uma praça do porto, homenageando Esmeralda Pereira Penha, a primeira mulher-despachante do Brasil. Essa homenagem é fruto da matéria publicada no Portogente na semana da Mulher. A praça situa-se em frente ao armazém de bagagem, setor do porto onde Esmeralda atuou com primazia.

Darcy Ribeiro, um dos maiores intelectuais nacionais, afirma que “na verdade das coisas, o que somos é a nova Roma. O Brasil é já a maior das nações neolatinas, pela magnitude populacional, e começa a sê-lo também por sua criatividade artística e cultural. Precisa agora sê-lo no domínio da tecnologia da futura civilização a fim de se fazer uma potência econômica, de progresso auto-sustentado”.

O Portogente é uma porta para adentrarmos o mundo portuário digital.

José Antonio Marques Almeida (JAMA) é engenheiro civil, pós-graduado em administração portuária e publisher do Portogente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome