Segunda, 20 Mai 2024


Na última pesquisa realizada por este saite, por meio da seção Voz do Povo, perguntados se a empresa onde trabalha fornece cursos aos funcionários, dos 65 usuários que responderam, suas opiniões foram: 77% pouco, 15% nada e 8% muito.

 

Em definitivo, no caso da atividade portuária, as empresas que participam do comércio mundial, se quiserem vencer, deverão ser eficientes. Nessa conjuntura, não basta ter o melhor produto. Nem tampouco é suficiente realizar investimento em instalações e equipamentos modernos. Na estratégia dos reais participantes do mercado global, que disputam para ganhar, seus recursos humanos têm de estar aptos para maximizar a aplicação das novas tecnologias disponíveis. É a maneira de otimizar a relação de custo/benefício das significativas somas despendidas na sua aquisição, para baixar custos e aumentar a competitividade.

 

Considerando os números da pesquisa, percebe-se que há que se melhorar a visão do papel dos talentos humanos no resultado das empresas. Mas, na implantação de programas de educação voltados para os objetivos do negócio, a quantidade de cursos oferecida não é o bastante. É igualmente necessário observar que seus conteúdos contribuam para aumentar a inteligência das coisas e das ações, importantes para o sucesso empresarial. 

 

Talvez, nem toda empresa tenha condição de realizar a adequada avaliação dessas necessidades. Nesse caso, convém recorrer à ajuda das instituições de ensino consagradas, como é o caso do setor de educação continuada da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. 

 

No momento, aquela universidade está desenvolvendo um amplo programa de cursos para aprimorar os recursos humanos da logística do Porto de Santos. Esse projeto deverá contribuir para fortalecer a atividade portuária nessa região, de modo a gerar riqueza e empregos. Para o bom êxito dessa empreitada, na qual destaca-se o idealismo e a competência do Professor Euzébio Mossine, é importante a adesão das empresas que, direta ou indiretamente, têm relação com o setor portuário. 

 

José Antonio Marques Almeida (JAMA) é engenheiro civil, pós-graduado em administração portuária.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome