Segunda, 20 Mai 2024

O pintor Benedicto Calixto de Jesus contribuiu para a história da região transformando o maior porto da América Latina em obra de arte.  

Calixto nasceu em 14 de outubro de 1853, em Itanhaém, cidade do litoral sul do Estado de São Paulo. Em 1881, mudou-se para Santos, onde ganhou notoriedade ao pintar o teto do Teatro Guarani. Dois anos depois, foi convidado pelo Visconde de Vergueiro para estudar em Paris. Permaneceu na França, aprimorando seus conhecimentos por mais de um ano. Frequentou o atelier de Jean François Raffaelli e depois a Academia Julien.

De volta ao Brasil, fixou residência em Santos e posteriormente, na Capital, onde realizou várias exposições. Já em 1894 mudou-se para São Vicente, onde morou até a sua morte, aos 74 anos, em 31 de maio de 1927.

Além das artes plásticas, Benedito Calixto dedicou-se, ainda, ao ensino da pintura e aos estudos históricos. Como escritor, produziu inúmeras obras literárias sobre arte clássica, antropologia, geometria e crônicas de assuntos diversos.

Os quadros de Calixto registram fatos, acontecimentos e lugares dos séculos XIX e XX, deixando assim um legado de retratos históricos do Litoral Paulista, em pinturas cujos traços ímpares já assinam a obra do artista.

Calixto pintou o Porto de Santos em vários momentos. Muitos de seus quadros foram baseados em pesquisas históricas e ilustrações de época, enquanto outros retratam a cidade de Santos no período em que ele viveu. 

Assim são as pinturas do homem que teria hoje 150 anos. Uma existência que se perpetua através de seu rico acervo para as gerações de todos os tempos.

Confira abaixo, alguns quadros de Benedicto Calixto que mostram o Porto de Santos.

Praia do Consulado. Porto de Santos. 1882.

 

 

 

O Porto de Santos A Caminho do seu 1º Centenário.


 

O cais do porto santista em fase de aterramento, e a presença da linha férrea da São Paulo Railway, o que data a imagem do final do século XIX.

 



Porto de Santos no início do século XX.

 

 

 

 


Porto de Santos em 1889.

 

 

 

 


Porto de Santos no tempo dos trapiches

 

 

Fontes: Site Novo Milênio
Folheto da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome