Dor de cabeça à vista
Tem gente apostando que o TECON 2 vai causar tanta dor de cabeça quanto o caso TGG. Só para lembrar, o contrato do TGG não foi aprovado pela Diretoria da CODESP, mas apenas por seu diretor-presidente. Sem licitação, como aditivo do contrato do Terminal 39, na margem direita, e garantindo uma área de 504.800 m², na margem esquerda, para a FERRONORTE, o assunto promete esquentar.
Alianças políticas
Com as alianças na esfera federal, que trazem novamente o PMDB para junto do governo,, começam as movimentações de bastidores para ocupar cargos nas estatais. Na CODESP, a sinalização é para a substituição de um diretor. Mas, só depois da reforma ministerial prometida pelo presidente LULA.
Injustiça onerosa
A telefônica fornece serviços diferenciados com a mesma tarifa. Linha digital e analógica são operadas com os mesmos preços. A migração de uma para outra custa dinheiro. Os serviços e as vantagens oferecidos pelo digital são incomparavelmente maiores. Está aí uma medida da ineficiência das agências.
Porto de Santos C.S.I.
Tudo indica que o Porto de Santos será um porto C.S.I., sigla em inglês para designar Contêiner Security Initiative, e que, em português, significa Procedimento de Segurança de Contêineres - PSC, assunto em estudo pelas duanas do Brasil e dos Estados Unidos.
Tal fato de que o porto de Santos será mais um Hub Port - porto concentrador de cargas - necessitará de novas áreas para atender as demandas de contêineres, que deverão existir, até para novos arrendatários.
O que está sendo feito para que o paralelo 23º 54’ 48’’ estabelecido pela portaria 94/95, retorne ao porto organizado de Santos e faça parte de um projeto global de um porto concentrador de carga?