Sexta, 10 Mai 2024

Caros leitores,
Continuando o tema de elaboração de um micromodelo que analisa a concepção da operação de um terminal de contêineres, apresentamos as análises dos custos operacionais.

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Um projeto é considerado aceitável se todos os trens são servidos em tempo (de acordo com sua tabela de tempo) e, além disso, se 95% dos caminhões associados são atendidos em 20 minutos. Este critério está de acordo com os resultados de projeto de pesquisa comparando os terminais portuários de contêiner com equipamento tradicional e moderno, valores confirmados pelos muitos operadores de terminais desse tipo.

* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (1)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (2)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (3)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (4)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (5)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (6)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (7)

Os elementos para aceitação do projeto (área, equipamento, pessoal, etc) bem como os tempos de espera dos caminhões e trens são alimentados através de esquema de cálculo para produzir o custo de transbordo de cada unidade, contêiner ou a carreta do caminhão, de acordo com as soluções técnicas utilizadas e condições de funcionamento.

A replicação do procedimento computacional para uma série de volumes de carga produz uma curva custo x volume associada a uma solução tecnológica operando sob condições operacionais específicas.

Duas formas de curvas de custo x volume são identificadas: as curvas com a forma de ’’U’’, indicando que a capacidade do terminal é condicionada pela inadequação dos equipamentos, e a curva de forma ’’L’’, indicando que a capacidade do terminal é condicionada pela capacidade limite das linhas ferroviárias.

Também deve ser notado que quando a capacidade do terminal é limitada pela inadequação dos equipamentos o custo unitário de transbordo apresenta dois pontos assintóticos: o primeiro ao nível zero do volume e o segundo na capacidade máxima de carga.


Fluxograma do cálculo dos custos dos
transbordos de um terminal intermodal
 

Referência biblográfica
Departamento de Planejamento de Transporte e Engenharia, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Ballis Athanasios e Golias John, 5 Str Polytechneiou Iroon., 157 73 Zografou, Atenas, Grécia- 2004
© 2003 Elsevier B. V. Todos os direitos reservados
www.elsevier.com/locate/dsw

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