Caros leitores,
Hoje, continuaremos o tema de elaboração de um micromodelo que analisa a concepção da operação de um terminal de contêineres.
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Outro parâmetro importante para o modelo é a forma de operação ferroviária no terminal. Deve ser definido o padrão de chegada dos trens e também os padrões associados de chegada dos caminhões que será utilizado pelo modelo de simulação.
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (1)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (2)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (3)
O sistema operacional, o comprimento e as linhas de acesso ferroviário para o transbordos são parâmetros que devem ser considerados. Por exemplo, um terminal com 4 opções de transbordo variando o comprimento das linhas ferroviárias, curta de 450 a 550 m, ou longa de 750 m, ambas em combinação com acesso de linhas singela ou dupla. Esta seleção determina a dimensão de uma das alas do terminal, aquela que tem a interface com o transporte ferroviário. O modelo também determina, em função do tipo de equipamento e modo da operação ferroviária que será utilizada, o número de transbordos possíveis assim como as linhas de espera para os trens no terminal.
A tabela a seguir mostra as configurações de linhas ferroviárias para um terminal que opera com guindastes, servindo trens diretos curtos, também chamado de meio módulo.
Volume de transbordo(contêineres por dia) |
Número de linhas ferroviárias para o transbordo |
Número de linhas ferroviárias para a espera dos trens |
250 |
4 |
0 |
500 |
4 |
4 |
750 |
2 x 4 |
2 x 2 |
Referência Bibliográfica
Departamento de Planejamento de Transporte e Engenharia, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Ballis Athanasios e Golias John, 5 Str Polytechneiou Iroon., 157 73 Zografou, Atenas, Grécia- 2004
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