Sábado, 11 Mai 2024

Caros leitores,
Hoje, continuaremos com o tema de elaboração de um micromodelo que analisa a concepção da operação de um terminal de contêineres.

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Os parâmetros utilizados pelo micromodelo e o conjunto de regras associadas a ele estão descritas a seguir.

O primeiro parâmetro é o volume de carga do terminal, pois ele determina o tipo de equipamento que será utilizado no tratamento e na manipulação dos contêineres segundo a disponibilidade e as tecnologias.

* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (1)
* Terminais intermodais e os modelos de abordagem (2)

Por exemplo, um terminal com volume moderado exclui o equipamento destinado para pequenos volumes, assim como os  utilizados em terminais com grandes volumes de cargas, pois cada equipamento tem sua faixa de volume efetivo movimentado em que ele é eficiente, segundo as tecnologias que ele dispõe.

Além disso, o volume de cargas em combinação com outros parâmetros (tipo de equipamentos, tipo de terminal, empilhamento etc) determina as necessidades de áreas.

O segundo parâmetro do micromodelo especializado é a combinação dos tipos de unidades que serão transbordadas. No mundo real, o mix já existente dos tipos de unidades de carga (ou seja, contêineres, caixas móveis, conteinêres domésticos e semi-reboques) é determinada pelas condições de mercado, que por sua vez são afetados pela localização do terminal. Por exemplo, os terminais ferroviários localizados nas proximidades de um porto são suscetíveis de servir elevadas percentagens de contêineres.

Por isso, através deste parâmetro, o usuário determina essa característica importante do terminal.

A associação de parâmetros pode afetar os requisitos de áreas, como as dimensões das unidades e a capacidade de empilhamento, considerando que apenas os contêineres e uma pequena parte dos contêineres domésticos são empilhados, condição que não se aplica às carretas e semi-reboques.

A existência de semi-reboques, especialmente quando em percentagens elevadas, exclui alguns tipos de equipamentos ou impõe exigências adicionais de equipamentos especializados. Isto é devido ao fato de que alguns equipamentos mesmo automáticos requerem a intervenção do homem.

O custo e a disponibilidade de áreas são os parâmentros adicionais do micromodelo especializado. O valor da terra é usado na planilha de cálculo dos custos, enquanto a disponibilidade de terra, em combinação com o volume do terminal e da capacidade de empilhamento das unidades de carregamento, exclui os tipos de equipamentos de movimentação que requerem grandes áreas para as manobras.

Referências
Departamento de Planejamento de Transporte e Engenharia, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Ballis Athanasios e Golias John, 5 Str Polytechneiou Iroon., 157 73 Zografou, Atenas, Grécia- 2004
© 2003 Elsevier B. V. Todos os direitos reservados
www.elsevier.com/locate/dsw

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