Sábado, 11 Mai 2024

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Apesar da Assessoria de Comunicação da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) desconhecer qualquer assunto que envolva a Brasportos dentro da empresa, o pedido de aditamento de áreas e a mudança do objeto contratual correm acelerados as mesas da empresa (veja documento aqui - clique na imagem e amplie para ler). A Casa Civil, no entanto, encaminhou a questão para o seu setor jurídico averiguar a legalidade de tal procedimento.

Para entender

A Brasportos Operadora Portuária sucedeu a empresa Pescados Villa, que arrendou uma área na margem direita do Porto de Santos, o armazém 9 interno, para implantação de frigorífico industrial para processamento e armazenagem de pescado.

Roteiro

Com a mudança do objeto inicial do empreendimento (de armazenamento de pescado para movimentação de contêineres) pretende sem licitação o adensamento de três áreas maiores que a original. O epicentro dessa maracutaia está no Ceará.

Cereja do bolo

A DTA, como consta em seu site, elabora o projeto conceitual de engenharia e de estudos de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental para implantação de terminal portuário na margem direita do Porto de Santos, para a movimentação de contêineres e cargas congeladas. Internauta comentou no PortoGente que o projeto vem sendo negociado com uma multinacional por US$ 200 milhões.

Agenda falante

Por conta dos comentários preocupados de internautas no PortoGente sobre a agenda roubada do diretor financeiro da Codesp, Severino Alencar Costa, a possibilidade de uso criminoso das anotações pessoais do diretor  motivou trotes na empresa.

Contagem regressiva
 
É grande a expectativa da comunidade portuária de Itajaí (Santa Catarina) para a retomada das operações dos dois berços destruídos pelas enchentes do final de 2008, que deve acontecer na próxima semana, segundo informação do assessor da Secretaria de Portos, José Ricardo Ruschel.

Cortando a fita

A restauração dos dois berços foi tão sofrida e demorada que até o ministro Pedro Brito manifestou interesse em acompanhar a primeira atracação.
 
Avaliando

Já os empresários da região têm outra preocupação: calcular qual foi o impacto que os mais de 24 meses de funcionamento abaixo da capacidade operacional plena causaram à competitividade do porto catarinense.

São Tomé

“Fazer ajustes fiscais não nos tirará da faixa de crescimento, mas nem todos acreditam nisso.” A declaração é de Antonio Corrêa de Lacerda, um dos mais renomados economistas do País e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Somos diferentes

Lacerda diz que o Brasil está em vantagem com relação a Portugal, Irlanda, Espanha e Grécia que precisaram fazer cortes profundos. O nosso ajuste, segundo o professor, é apenas qualitativo.

Pôncio Pilatos

Dez entre dez economistas dizem que a recente reunião do G20, na Coreia do Sul, foi uma espécie de “lavar as mãos de todos os envolvidos”. Nada foi definido, critica Delfim Netto.

Ah bom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quis tranquilizar o seu amigo governador carioca Sérgio Cabral, e garantiu que o projeto do governo sobre o pré-sal não tem a intenção de prejudicar o Rio de Janeiro na partilha dos royalties.

Herança amiga

E passou a bola para os pés de sua sucessora. “Mas a Dilma (Rousseff) participou de toda a negociação desde o início. Ela sabe de tudo e eu tenho certeza de que a relação dela com o Rio de Janeiro será tão perfeita e boa como foi a do Sérgio Cabral comigo”.

Companheiro

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, pode ser mais um aliado dos portuários do País para garantir o trabalho dos TPAs em todas as operações portuárias. Ele recebeu das mãos dos sindicalistas das federações nacionais dos Portuários (FNP), dos Estivadores (FNE) e dos Conferentes (Fenccovib) documento onde destacam que não existe hipótese legal de contratação fora do Ogmo.

Prestando contas

Enquanto isso, a Secretaria de Portos se prepara para se apresentar em audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Senado, no dia 30 próximo, às 10h. Em questão: obras públicas com indícios de irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Integração

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan quer reunir informações, apurar e iniciar um processo de articulação política para integrar os modais na Amazônia Legal para que a (falta de) logística não seja mais uma barreira para o setor produtivo local.

Produtividade

O presidente da Transpreto, Sérgio Machado, observa que o País em pouco tempo viu o setor naval evoluir. Ele lembra que o primeiro navio que a empresa fez no estaleiro Mauá levou nove meses; já o segundo foi feito em cinco meses. O que demonstra, segundo Machado, o desenvolvimento da tecnologia da construção no País.

Transporte em questão

Termina em 5 de dezembro de 2010 o prazo para as inscrições de trabalhos acadêmicos no setor de transportes para apresentação no 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, que será realizado em outubro de 2011, no Rio de Janeiro.

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