Poder escolher o roteiro da viagem, não se preocupar com a revisão, ter um carro confortável para toda a família e melhor custo-benefício. Esses são alguns dos motivos que levaram ao aumento do aluguel de carros no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) no período de festas e férias, a procura pela locação de veículos apresenta uma média entre 80% a 90% de brasileiros e entre 10% a 20% de estrangeiros.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil possui mais de 7.400 opções de locadora de veículos e mais de 8.600 pontos de locação, com uma frota de mais de 853 mil unidades. A procura tende a crescer ainda mais no Nordeste, região com destinos turísticos mais procurados por brasileiros e estrangeiros. A procura por aluguel de carros em salvador, por exemplo, aumenta consideravelmente durante o verão.
Porém, antes de fazer o aluguel de carro é preciso estar atento a alguns pontos, como o modelo de apólice mais adequada para a viagem e as condições gerais do carro antes de começar a viagem. A Associação recomenda ainda verificar os itens de segurança antes de iniciar o deslocamento e conferir toda a documentação.
Outra dica importante é pesquisar os valores e condições para aluguel de carro na internet, algumas empresas, como a localiza carros, oferece a opção de reserva online. Uma pesquisa do MTur em dois comparadores de preços mostrou uma diferença de até 120% no valor total do aluguel. Por isso é importante fazer a reserva com antecedência, assim o viajante encontra tarifas menores e mais opções de veículos.