Durante todo este mês, a fachada do Aeroporto Internacional de Belém (PA) ficará iluminada na cor rosa como forma de apoio à campanha de prevenção do câncer de mama Outubro Rosa. A campanha também foi incentivada com distribuição de fitinhas cor de rosa para empregados, visitantes e passageiros do terminal.
Leia também
Fomentando cadeias logísticas portuárias integradas e mais produtivas
Na última sexta-feira (13) os usuários foram recebidos apresentação de músicas regionais pelo Coral Timbres, que integra projeto da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), em parceria com a entidade beneficente Amigas do Peito Pará.
A campanha Outubro Rosa foi criada no início da década de 90, época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA).
Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticados em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade são elevadas, daí a importância do diagnóstico precoce, que, aliado ao tratamento, possibilita melhores resultados.
Uma das formas detecção do câncer de mama é a mamografia. É recomendado que as mulheres entre 50 e 69 anos realizem o exame a cada dois anos, mesmo que não tenham alterações.