1. Introdução
Transporte define o deslocamento de algo para outro lugar, podendo ser o movimento de pessoas ou de produtos.
2. Definição
Como já dito, os transportes tratam do movimento de pessoas ou de produtos, contendo três ramos, sendo:
- Infraestrutura – Trata da construção em que o transporte é feito, ou seja, a malha de transportes. Exemplo disso é a malha ferroviária.
- Veículo – É o elemento em que as mercadorias ou as pessoas se transportam, ou seja, é o seu meio de transporte. Sendo assim, exemplos disso são carros, caminhões, bicicletas, aviões, navios, entre muitos outros. Os meios de transporte são divididos em: Terrestre, Aquático, Aéreo e Tubular.
- Operações – Já temos “onde” (infraestrutura e veículo), a única coisa que falta é “como”. As operações tratam disso, ou seja, trata da forma de como se utilizará esse serviço. Sendo assim, discorre sobre todas as leis, códigos, etc., para utilizar o espaço e o veículo de forma padronizada e segura.
3. Transporte em Logística
O transporte é considerado uma atividade primária da Logística, pois ele é responsável por grande parte dos custos logísticos. Um bom planejamento do transporte de um serviço pode significar uma grande economia de custos e de tempo, além de significar uma boa vantagem competitiva acerca do mercado em que a empresa está inserida.
Saiba mais:
Escola Virtual Portogente: Curso "Modais de Transporte";
Escola Virtual Portogente: Curso "Transporte Multimodal".
Escola Virtual Portogente: Curso "Planejamento Portuário e de Transportes".