Terça, 26 Novembro 2024

Felixstowe é o porto mais movimentado em termos de quantidade de contêineres do Reino Unido, responsável por lidar com mais de 40% do comércio do tipo na Grã-Bretanha. É classificado como o 7º mais movimentado da Europa e 36º do ranking mundial com cerca de 4,1 milhões de TEU's movimentados em 2013, de acordo com informações do World Shipping Council.

Imagem: Wikipedia Commons
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Felixstowe é o maior porto britânico em termos de TEU's movimentados
 

Histórico
O Porto é operado pela Felixstowe Dock and Railway Company, empresa pública que foi criada sob uma lei do Parlamento, o Felixstowe Railway and Pier Act, de 1875. Grande parte do terreno em que está localizado é de propriedade do Trinity College, em Cambridge, que em 1930 comprou os terrenos nos arredores de Felixstowe.

Em 1967, o porto inaugurou o primeiro terminal da Grã-Bretanha voltado para as operações com contêineres, e este mesmo terminou ttornou-se o maior porto de contêineres da Grã-Bretanha. 

Felixstowe sempre foi um porto de propriedade privada, e é de propriedade da Hutchison Port Holdings Group. Em 1951, Gordon Parker, um comerciante agrícola, comprou a Felixstowe Dock & Railway Company, que, na época, mantinha apenas operações de carga e descarga com grãos e carvão. Em 1976, Felixstowe foi comprado pela European Ferries. Em junho de 1991, a P&O vendeu a maioria do share de Felixstowe a Hutchison Whampoa (a qual a Hutchison Port Holdings Group responde), empresa com sede em Hong Kong, por cerca de 90 milhões de euros. Em Junho de 1994, a Hutchison comprou a participação de 25% da Orient Overseas International em Felixstowe por 50 milhões de libras.

Assim como no porto de Los Angeles, Felixstowe possui seus próprios serviços de polícia, bombeiros e ambulâncias.

O porto tem dois principais terminais de contêineres: Trindad e Landguard.

Há um cais contínuo com cerca de 2,3 quilômetros de extensão, equipado com cerca de 30 portêineres. A profundidade do canal, de 15 metros, permite a Felixstowe receber os maiores porta contêineres do planeta, Como, por exemplo, a classe Triple-E.

Planos de expansão
Em 2008, iniciou-se a construção e reconfiguração do terminal de South Felixstowe do Sul, com criação de 1.300 m de cais servido por 13 novos portêineres. O final das obras em South Felixstowe está previsto para 2014, com a adição de 1 metro na profundiade do cais, que atingirá 16 metros em maré zero.

Modernização das linhas férreas
A linha férrea entre Felixstowe e Nuneaton foi atualizada para permitir mais trens de carga, limpando o caminho para interligação com outras rotas ferroviárias, permitindo o carregamento de grandes quantidades de contêineres e ampliando a abrangência das atividades do porto. Consequentemente, as melhorias na rede ferroviária baratearão os custos de transporte interno dos volumes, o que confere vantagens competitivas ao Porto. O custo estimado total será de 300 milhões de euros, com previsão de término também em 2014.

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