Quarta, 24 Abril 2024

Os aditivos aumentadores do índice de viscosidade fazem parte de uma das categorias principais dos aditivos utilizados em lubrificantes para motores e máquinas. Sua função básica é melhorar as características do lubrificante de temperatura relacionada à viscosidade.

Os óleos lubrificantes podem sofrer variações de viscosidade diferentes com as mudanças de temperatura. A variação sofrida na viscosidade de um óleo ao passar da temperatura de 210 ºF para 100 ºF é conhecida como o fundamento do conceito de índice de viscosidade (IV).


Basicamente, o índice de viscosidade relaciona-se com a composição química do óleo básico e com os processos de refinação utilizados. Para obter-se um lubrificante com IV maior, empregam-se agentes aumentadores do IV e vice-versa.


Esse aditivo é capaz de aumentar a viscosidade de qualquer óleo básico pela dissolução e inchamento entre moléculas dos hidrocarbonetos dos óleos lubrificantes. Quanto maior a temperatura, mais moléculas do aditivo melhorar do IV distendem-se e, assim, mais aumenta a viscosidade, compensando o afinamento do óleo básico.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias