1. Conceito
Conurbação é um fenômeno urbano em que duas ou mais cidades acabam estreitando suas distâncias até se “unirem”, assim, elas ocupam o mesmo espaço geográfico e suas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano: uma grande aglomeração de uma cidade com suas cidades-satélites como se fossem apenas uma.
2. Características
Sendo a unificação de duas ou mais cidades, em uma conturbação os limites municipais são praticamente imperceptíveis. Esse processo não determina a inexistência de zonas rurais, muitas vezes são identificadas pequenas propriedades rurais voltadas para a produção hortifrutigranjeira - produtos que são comercializados no mercado local.
Essas cidades são consideradas uma conurbação, uma malha urbana contínua, pois utilizam os mesmos serviços de infraestrutura e as pessoas acabam por exercer atividades que fazem com que haja um grande tráfego diário entre a metrópole e suas cidades-satélite, caracterizando vários casos de migrações pendulares. Isso acontece muito em regiões metropolitanas, pois, é um fenômeno que cerca grandes cidades e suas áreas de entorno já que elas se expandem e invadem essas cidades vizinhas.
Entretanto, se não for feito um bom planejamento urbano, pode ocasionar em problemas urbanos serem transferidos de uma cidade para outra.
3. Conurbações e o Brasil
Graças a industrialização e a urbanização tardias, o Brasil apresenta um processo de conturbação bastante recente. As primeiras cidades conturbadas surgiram na década de 50 e 70 (Rio de Janeiro e São Paulo).
Algumas cidades brasileiras conturbadas são: Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Londrina (PR), Campinas (SP), além de muitas outras. Na verdade, praticamente todas as capitais do país são conurbadas com outras cidades.
Um outro exemplo atual é o da cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Pelo grande crescimento da metrópole de São Paulo, formou-se o aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo.
Saiba mais:
Mobilidade urbana na cidade de São Paulo;
Colunistas Portogente, Iris Greger em: "A cidade e o patrimônio global".