Sábado, 27 Abril 2024

1. Conceito

Conurbação é um fenômeno urbano em que duas ou mais cidades acabam estreitando suas distâncias até se “unirem”, assim, elas ocupam o mesmo espaço geográfico e suas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano: uma grande aglomeração de uma cidade com suas cidades-satélites como se fossem apenas uma.

 

2. Características

Sendo a unificação de duas ou mais cidades, em uma conturbação os limites municipais são praticamente imperceptíveis. Esse processo não determina a inexistência de zonas rurais, muitas vezes são identificadas pequenas propriedades rurais voltadas para a produção hortifrutigranjeira - produtos que são comercializados no mercado local.


Essas cidades são consideradas uma conurbação, uma malha urbana contínua, pois utilizam os mesmos serviços de infraestrutura e as pessoas acabam por exercer atividades que fazem com que haja um grande tráfego diário entre a metrópole e suas cidades-satélite, caracterizando vários casos de migrações pendulares. Isso acontece muito em regiões metropolitanas, pois, é um fenômeno que cerca grandes cidades e suas áreas de entorno já que elas se expandem e invadem essas cidades vizinhas. 

Entretanto, se não for feito um bom planejamento urbano, pode ocasionar em problemas urbanos serem transferidos de uma cidade para outra.

 

3. Conurbações e o Brasil

Graças a industrialização e a urbanização tardias, o Brasil apresenta um processo de conturbação bastante recente. As primeiras cidades conturbadas surgiram na década de 50 e 70 (Rio de Janeiro e São Paulo).


Algumas cidades brasileiras conturbadas são: Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Londrina (PR), Campinas (SP), além de muitas outras. Na verdade, praticamente todas as capitais do país são conurbadas com outras cidades.

Um outro exemplo atual é o da cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Pelo grande crescimento da metrópole de São Paulo, formou-se o aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo.

 

Saiba mais:

Mobilidade urbana na cidade de São Paulo;

Colunistas Portogente, Iris Greger em: "A cidade e o patrimônio global".

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias