Segunda, 01 Julho 2024

1. Introdução

Vale do Ruhr é uma conturbação de onze cidades e vários munícipios dos distritos administrativos dos arredores com grande densidade industrial e populacional localizada na Alemanha, centro do estado da Renânia do Norte-Vestfália, ao longo do leito do rio Ruhr. Essa conturbação é parte da megalópole Reno-Ruhr.

Mapa físico da região do Ruhr

2. Características Históricas

No século XIX, houve um grande fluxo migratório de holandeses, belgas, prussianos e austríacos para a região com o intuito de trabalhar nas minas de carvão. Depois, no final da II Guerra Mundial, diversas pessoas oriundas da Turquia, Itália, Espanha e Portugal emigraram para região. Assim, Ruhr é conhecida como uma região de grande riqueza cultural, tendo pessoas vindas de 171 nações diferentes.

Durante muitas décadas a economia alemã funcionava a base de carvão e outros minérios que eram matérias prima da indústria de base. Com o passar dos anos, ao lado da indústria tradicional surgiu grandes estruturas tecnológicas como empresas de alta tecnologia, apoiadas por uma ampla malha de universidades, centros de pesquisa e prestadoras de serviços.

Todas essas mudanças trouxeram transformações econômicas, ambientais, sociais e urbanas, que torna o Vale do Ruhr cada vez mais verde.

 

3. Características Geopolíticas

Com 5,24 milhões de habitantes (estatística de junho de 2007), a região do Ruhr abriga o maior parque industrial da Europa. Suas principais cidades são Bochum, Bottrop, Dortmund, Duisburg, Essen, Gelsenkirchen, Hagen e Oberhausen.
Sendo assim, a mineração das jazidas de carvão mineral e a indústria do aço era a principal característica da economia alemã.

A região do Ruhr não representa uma entidade natural e também não é uma entidade politicoadministrativa oficial, e sim uma entidade demograficoeconômica, sendo administrada pela Regionalverband Ruhr

Após a concorrência do petróleo nos anos 50 e a preocupação sustentável, essa extração foi reduzida pois diversos subsídios estatais foram cortados, juntamente com o número de empregos. Poucas minas sobraram, atingindo também a produção do aço, dando lugar também ao investimento em tecnologia. Em 17 de fevereiro de 1993, 27 mil pessoas protestaram na região do Ruhr contra o fechamento de fábricas e demissões em massa de metalúrgicos pelo conglomerado Krupp-Hoesch.

Tudo isso foi possível e funciona baseado a um grande investimento na malha de transportes, fazendo com que esta se tornasse um manto complexo de autoestradas, linhas férreas e vias navegáveis que faz com que tudo isso funcione.

 

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