1. Introdução
O Ruhr é um rio que desempenha um grande papel econômico, histórico e tecnológico, situado na Alemanha. Ele é um dos afluentes do Rio Reno (juntamente com os Rios Meno, Mosela e Neckar) que é considerado o maior rio alemão.
2. Características Geográficas
Com uma bacia de 4.485 km2 cerca de 217 km de comprimento e nascente em Winterberg, na região montanhosa do Sauerland, na Renania do Norte-Westphalia (Nordrhein-Westphalen), a uma altitude de 670 m, o Ruhr é navegável em 41 km (de Mülheim e Ruhr até Essen-Rellinghausen). O Rio Ruhr tem um curso de sentido leste - oeste. Assim, após percorrer mais de 100 km através de Sauerland, ele recebe o seu afluente principal, o Lenne, ao sul da cidade de Dortmund. O Vale do Ruhr é a região metropolitana mais populosa da Alemanha e também a maior região industrial Europeia, localizada no ao longo do leito do rio Ruhr.
3. Características Econômicas
A atividade econômica e tecnológica é altamente influenciada pela atividade dos rios alemães, dentre eles o Rio Ruhr. Sendo assim, a Economia é apoiada na densa malha de transportes, incluindo vias férreas, autoestradas e vias navegáveis que acabam por integrar grandes cidades e o maior porto interno do mundo, na mesma fluência dos Rios Ruhr e Reno, em Duisburg.
Dessa forma, seu vale passou por grandes transformações econômicas, passando da extração de carvão mineral e ferro para as indústrias de base até o investimento em alta tecnologia, a prestação de serviços e o turismo. Com isso, há uma indústria tradicional e de tecnologia atuando, sendo responsáveis por transformações sociais, urbanas e ambientais.
Saiba mais:
Escola Virtual Portogente: Curso “Navegação Eletrônica por GPS";
Escola Virtual Portogente: Curso "Portos Brasileiros".