1. Introdução

O atrito gera uma força contrária ao deslizar um corpo sobre outro, chamada de força de atrito ou simplesmente atrito. É importante ter esse conhecimento físico pois o atrito pode reduzir cerca de 20% da energia utilizada de um automóvel, além de contribuir para o desgaste das partes em contato de qualquer equipamento.

 

 

2. Conceito Físico

Considerando um bloco (corpo) parado sobre um plano horizontal, como dado na figura, o bloco não se moverá quando aplicado uma pequena força sobre ele devido à resistência oferecida pelo atrito da superfície de contato. Ele somente irá se mover quando a força aplicada for maior que a força de atrito.

 

 


Sendo:


F = Força
Fat = Força de atrito
N = Reação Normal
P = Força Peso

 

 

3. Efeitos do Atrito


Como já foi escrito, conhecer o atrito é uma forma de diminuir gastos e aumentar a produtividade de seu negócio, pois, a energia consumida resulta em perda de potência e de rendimento. Assim, essa tal força física por apresentar aspectos positivos (no freio de um automóvel ou no trabalho de um esmeril, por exemplo), como também pode causar aspectos totalmente indesejáveis (o desgaste de peças devido ao contato do deslize entre elas)

 

 

4. Tipos de Atrito


O atrito está dividido entre duas vertentes: atrito estático (quando as forças de atrito atuam entre superfícies em repouso, como no início do exemplo citado) e em atrito dinâmico (quando há o início do movimento entre os corpos, tal como se aumentássemos a força aplicada no exemplo acima).
No caso do atrito dinâmico, devem ser considerados dois tipos de movimentos:

  1. Atrito de deslizamento/escorregamento;
  2. Atrito de rolamento.


Além destes, há o atrito fluido, que é quando um fluido separa dois corpos em contato.

 

 

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O que você achou? Comente