Ocupando mais de 70% da superfície terrestre, a hidrosfera domina a paisagem do planeta Terra. Assim, 97,5% dessa porcentagem é de água salgada. O sal estava contido nas profundezas da terra mas, com as erupções vulcânicas, ele foi levado pelas águas correntes para o mar. Mesmo que grande parte da Terra seja composta por água, a quantidade quase pronta para o consumo (água doce) produzida pelo seu ciclo natural é a mesma que em 1950 e continuará inalterada até 2050. Sendo encontrada somente em mananciais e a sua maioria em geleiras, já apresenta escassez em diversas regiões do globo. Dessa forma, percebendo a relevância de preservar esse recurso hídrico, a ONU criou o Dia Mundial da Água (22 de março). Toda essa imensidão salgada pode ser dividida em:
Oceanos: Existem três tipos de oceanos: Pacífico, Atlântico e Índico. Porém, alguns geógrafos indicam a existência de dois outros oceanos: Ártico e Antártico. O limite é determinado pelo contorno dos continentes.
Mares: São os blocos menos ligados aos oceanos. Geralmente são classificados de acordo com a maneira que se juntam aos oceanos, em:
- Mares Abertos: ligados ao oceano por meio de grandes aberturas, tais como o mar das Antilhas e o mar do Norte.
- Mares Continentais: ligados ao oceano por aberturas mais estreitas, tais como a do mar Mediterrâneo e o mar Vermelho.
- Mares Fechados: Não possuem abertura nenhuma. Apesar de serem chamados de mares, são grandes lagos com água salgada, tal como o mar Momo.
Quer saber mais? Conheça o livro de um dos nossos colunistas sobre navegação interior.