Sábado, 23 Novembro 2024

O termo externalidade define uma ação ou uma atividade econômica que traz consequências involuntárias aos que estão em torno, ou seja, que não se encontram diretamente relacionados a ela. Visto em um ponto de vista econômico, pode-se associar esse termo aos vários impactos que as atividades de empresas provocam a diversos níveis: sociedade, relações humanas, ambientais, entre outros.


Muitas vezes esses impactos são difíceis de se mensurar e só poderão ser evidenciáveis a longo prazo, como por exemplo, impactos ambientais de uma nova fábrica, trazendo poluição do ar, entre outros malefícios para o meio ambiente. As externalidades são dividas entre:

 

  1. Externalidade positiva: Quando os efeitos das ações de alguém sobre o bem-estar dos outros agentes que estão em torno são positivos, por exemplo, quando se é contratado um sistema de vigilância 24h para um prédio somente. Mesmo que isso tenha sido causado pelos condôminos do prédio, causará na diminuição da violência da rua.
  2. Externalidade negativa: Quando os efeitos das ações de alguém sobre o bem-estar dos outros agentes que estão em torno são negativos, como no exemplo já utilizado, quando se há a construção de uma fábrica e ela se encontra em funcionamento haverá a poluição ambiental causada por ela.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!