Pode-se admitir que qualquer corpo comporta-se como se seu peso estivesse concentrado em um único ponto, conhecido como centro de gravidade ou baricentro.
Quando o corpo está sob a ação da atração da gravidade, se esse for subdividido em infinitas partes, de maneira que cada parte tenha um infinitesimal de peso, a soma desses pesos infinitesimais é o peso total do corpo e o seu ponto de aplicação é conhecido como baricentro ou centro de gravidade.
Quando um corpo é apoiado ou suspenso pelo seu baricentro ele fica em equilíbrio em qualquer posição em que for abandonado. Esse conhecimento físico é importante, pois o correto posicionamento da carga no veículo é um fator que influi na sua dirigibilidade pois pode alterar sua estabilidade direcional. Dependendo da acomodação da carga na carroçaria, o centro de gravidade do corpo (nesse caso, o veículo) será deslocado mais para frente ou para trás, alterando o seu comportamento dinâmico e podendo comprometer a direção.
Assim, quanto mais a carga estiver à frente de seu centro de gravidade ideal, maior será a possibilidade do veículo “sair de frente” (realiza-la com uma curva de raio maior que o desejado) ao realizar uma curva. Se for o contrário, ou seja, quanto mais a carga estiver para trás em relação ao seu centro de gravidade ideal, maior é a tendência do veículo “sair de traseira” (fechar a curva, assim, fazendo uma curva de raio menor que o desejado). Esse fenômeno físico demonstra que, quando o veículo realiza uma curva, a força centrífuga, atuante no seu centro de gravidade, depende da velocidade e do raio de curvatura.