1. Definição
Também conhecido como conglomerado industrial ou grupo empresarial, termo utilizado na Economia, é a junção de duas ou mais empresas dos mais diversos ramos, mas tendo que estar sob a mesma estrutura corporativa. Ou seja, apenas uma corporação controla todo esse amontoado de organizações, como o próprio significado do substantivo.
O Conglomerado é considerado uma forma de Oligopólio e muitas vezes é uma empresa holding e várias subsidiárias, ou então uma organização multinacional ou multi-industrial. O seu crescimento é determinado pela obtenção de novas empresas, formando um maior conglomerado e, consequentemente, aumentando o lucro das empresas já existentes.
2. Objetivo
A meta dentro dessa formação de corporação é obter cada vez mais lucro e expansão das organizações participantes. Para isso, a busca de maiores recursos de capital, melhor gestão e utilização dos equipamentos a cada empresa é constante. Conglomerados eram populares nos EUA, principalmente entre 1960 e 1970. Posteriormente, esse tipo de organização foi substituído por outras ideias, como a utilização de “empresas núcleo”.