O termo Oligopólio corresponde à uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita em que o mercado é influenciado por um determinado número de empresas, assim, essas organizações controlam alguma oferta de produtos e/ou serviços, afetando as reações e comportamentos de outras nessa lei de mercado.
Sendo considerada uma forma evoluída de monopólio, acaba por envolver um grupo de empresas, promovendo o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços, como empresas de mineração, laboratórios farmacêuticos, e bancos. As formas de oligopólio são: Cartel, Truste, Holding, Conglomerado e Monopólio.
As principais causas do aparecimento de mercados oligopolistas são a escala mínima de eficiência e características da procura. Em tais mercados existe ainda alguma concorrência, mas as quantidades produzidas são menores e os preços maiores do que nos mercados concorrenciais (ainda que relativamente ao monopólio as quantidades sejam superiores e os preços menores).
Um dos principais efeitos, quando não há cooperação entre as empresas nesses mercados, é a influência da curva da procura do produto da empresa em relação à reação das demais organizações; para evitar a guerra de preços (cartel), tenta-se fazer a diferenciação do produto acerca do cliente. Além desse, o lucro econômico está entre o longo e curto prazo e, quando faz parte da estrutura de mercado, pode permitir que as organizações consigam maiores lucros graças aos consumidores e ao progresso econômico, caso a sua atuação no mercado seja baseada em cartéis, pois assim terão os mesmos lucros como um monopólio.