Segunda, 01 Julho 2024

Alguns tipos de tijolos ecológicos. 
Fonte: http://www.classiaqui.com.br/imagens_ads/650000/649988/649988_tijolo-ecologico-e-construcoes-capela-do-alto-sp_6g.jpg Retirado em: 08/10/14

 

1. Introdução

Também chamado de Tijolo Modular de Solo-Cimento, o Tijolo Ecológico é uma inovação para o mercado da construção civil. Ele contribui para uma construção mais sustentável e, apesar do custo ser mais elevado que o tijolo convencional, apresenta vantagens ambientais e econômicas superiores ao do produto mais utilizado hoje em dia, a lajota convencional.

 


2. Fabricação

Como o tijolo ecológico não vai ao forno, não se tem a queima da madeira para a sua fabricação, eliminando boa parte do desmatamento e a emissão de CO2 que iria direto para atmosfera, contribuindo para problemas climáticos vivenciados hoje em dia que a extração da matéria prima e a produção da lajota é responsável. Para a produção do tijolo modular de solo-cimento é necessário apenas água e cimento. Ele é moldado sob alta pressão e deixado à cura por 28 dias.

 


3. Origem

Ocorrida há mais de 50 anos, somente nos anos 50 que a técnica se espalhou pelo mundo todo devido à invenção de uma prensa manual para a produção desses tijolos. Com o apoio de diversos órgãos mundiais, como a Unesco, hoje, o tijolo de solo-cimento é amplamente aceito e utilizado como material de construção de alta qualidade, pois graças aos estudos realizados por diversas universidades e a demonstração de grande solidez, resistência e economia que as obras já realizadas mostram, trazem segurança e mais vantagens para quem atua no ramo.

 


4. Vantagens

Além de reduzir o déficit habitacional e ser uma grande solução para os problemas ambientais vivenciados pela atualidade, o tijolo ecológico representa vantagens nas obras, tais como:

 

  1. Cerca de 30% de econômica em relação ao uso de tijolo convencional, ainda mais pelo fato de não ter o uso de madeiras para a queima, caixarias dos pilares, vergas e contra-vergas; não desperdício de ferro; não há gastos desnecessários com estacas mais profundas e sapatas maiores.

  2. Aproximadamente 30% de redução do tempo de construção em relação ao sistema em alvenaria tradicional, pois o sistema modular de encaixes favorecem o alinhamento e prumo da parede de forma mais fácil e, consequentemente, mais rápida.

  3. Como as colunas da construção são embutidas nos furos, a estrutura torna-se bastante rígida e segura, mesmo com seu processo de fabricação diferenciado. Assim, sua durabilidade é bem maior do que a do tijolo comum, chegando a ser 6 vezes mais resistente;

  4. Nas instalações elétricas é dispensado o uso de conduítes, o que gera uma grande economia.

  5. Nas instalações hidráulicas evita-se a quebra de paredes, evitando também o comprometimento da estrutura da residência, o desperdício material e o retrabalho.

  6. Devido ao seu formato e ótima aderência, esse tipo de tijolo necessita apenas de um filete de massa especial para seu assentamento sem necessidade de cimento até levantar a construção, pois um tijolo acaba por se encaixar um no outro. Depois é só passar algum impermeabilizante e aplicar cimento nas colunas de sustentação.

  7. Os dutos dos tijolos ficam abertos dentro da parede, proporcionando muito mais conforto térmico em épocas quentes e frias, também ajudando na evaporação da umidade e, assim, evitando problemas de saúde e danificação da obra. Os mesmos dutos auxiliam no isolamento dos ruídos externos, proporcionando uma melhor acústica.


 

Veja também:

Colunistas Portogente: Edésio Lopes sobre "Tijolo Ecológico".

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias