O Porto de Tanjung Pelepas foi concebido especialmente para navios de contêineres, e está localizado na foz oriental do rio Pulai, em Johor, na Malásia. Recebeu o seu primeiro navio em 10 de Outubro de 1999, no início de seu período teste, que durou três meses.
Ainda sob o status de operação experimental, estabeleceu o recorde mundial como o porto de mais rápido crescimento, com 1 milhão de TEU's movimentados após 571 dias de operação. O bom desempenho selou o destino do porto, e foi lançado oficialmente pelo então primeiro-ministro da Malásia, Tun Dr. Mahathir Mohamad, em 13 de Março de 2000. No ano de 2003, superou o então maior porto da Malásia, Port Klang, movimentando cerca de 3,5 milhões de TEU's. No ano de 2012, os números finais do porto alcançaram cerca de 8 milhões de TEU's movimentados, o que, então, colocou o porto na 17ª colocação no ranking dos portos mais movimentados do planeta.
Imagem: Port of Tanjung Pelepas
Porto continua em expansão e assume posição importante no comércio marítimo global
Estrutura
Possui 12 berços de atracação, totalizando 4,32 km de comprimento linear de cais. Em 2012, o porto anunciou que irá expandir seu cais com a adição de dois berços, que acrescentarão cerca de 700 metros em extensão de cais operacional, o que aumentará a extensão total do cais do porto para 5 km. O projeto de expansão ainda aumentará a capacidade de movimentação para cerca de 10,5 milhões de TEUs, segundo projeções do porto.
Dispõe ainda de retroárea com uma extensão de 1,2 milhões de m², que contém cerca de 200 mil TEU's em espaço de armazenamento. Os berços são servidos por 44 porteineres do padrão Super Post-Panamax. Além de ter conexões diretas às principais vias expressas da Malásia, o porto também está ligada ao acesso ferroviário que se estende do sul da Tailândia, com um terminal ferroviário de 4 faixas. Uma central com cerca de 14 ramais ferroviários também é ligada diretamente ao porto, das quais estão equipadas com 6 zonas de comércio livre, proporcionando tempos reduzidos nos processos de liberação de cargas de importação e exportação. Outra vantagem competitiva do porto é a de possuir uma profundidade natural entre 15 e 19 metros, permitindo operações com supernavios em sua capacidade total.