Quinta, 04 Julho 2024

Foi uma companhia ferroviária britânica de propriedade privada no Brasil, que operava a ferrovia de bitola do porto de Santos através de São Paulo, até Jundiaí. A empresa foi nacionalizada em 1946 e tornou-se a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí.

Imagem: Novo Milênio

Trecho entre Piaçaguera e Paranapiacaba

A São Paulo Railway é composto de três partes:

  1. 20 km de comprimento entre Santos e Piaçaguera
  2. 8 km de vias íngremes entre Piaçaguera e Paranapiacaba
  3. Planalto, entre São Paulo e Jundiaí

Três sistemas diferentes foram usados ​​no trecho íngreme entre Piaçaguera e Paranapiacaba:

  1. Um teleférico de quatro seções com motores a vapor, em uso entre 1867 e 1970, a chamada Serra Velha
  2. Um teleférico de cinco seções com motores a vapor, em uso entre 1901 até 1982, a chamada Serra Nova
  3. Uma estrada de ferro eletrificada construída sobre os trilhos da antiga Serra Velha, abandonada em 1974, a chamada cremalheira.

Planejamento e construção

Em 1859, um grupo de especialistas liderado pelo Barão de Mauá convenceu o governo brasileiro de que era de suma importância para a economia da época a construção de uma estrada de ferro que ligaria São Paulo ao porto de Santos. O principal objetivo do projeto foi o transporte do café cultivado no planalto interior para a costa do Atlântico, para a exportação, uma vez que o produto era o mais importante da economia brasileira. A maior dificuldade era a tarefa de superar a íngreme encosta leste de 800 metros de altura da Serra do Mar, o que foi considerado como quase impraticável. Portanto, o Barão de Mauá pediu à Inglaterra para esclarecer a viabilidade de uma linha ferroviária para locomotiva, dentro de um limite de orçamento de 200.000 libras. O maior técnico para este assunto à época foi consultado, o engenheiro ferroviário escocês James Brunlees.

Brunlees visitou o Brasil e considerou que o projeto era viável. Ele recomendou o engenheiro Daniel Makinson Fox para o Barão de Mauá para a execução do projeto. Fox estava naquele momento com apenas 26 anos, mas tinha experiência na construção de ferrovias através das montanhas do norte do País de Gales e das encostas dos Pirineus. Ele percebeu que a ferrovia só poderia subir a encosta da Serra do Mar se a cerca de 8 km do sistema um longo declive fosse construído. Uma ferrovia de interligação utilizaria 42 km para superar o declive e também teria superado o orçamento de 200.000 libras.

A proposta de Daniel Fox para a linha ferroviária que percorreria o trecho entre Santos a Jundiaí incluiu o sistema de inclinação e foi aprovada por Brunlees. Assim, a empresa São Paulo Railway foi criada para construir o sistema ferroviário e operá-lo por 90 anos. Uma vez que o capital do empresa era principalmente britânico, o nome oficial da empresa foi registrado em inglês, mesmo com a operação sendo efetuada no Brasil.

A construção dos 20 km de comprimento da inteligação ferroviária Santos - Piaçaguera começou no dia 15 de março de 1860, e  o sistema de inclinação teve sua construção iniciada no ano de 1861.

A estrada foi construída sem explosivos, uma vez que foi identificada pelos engenheiros a instabilidade do solo da serra do Mar, e a fundação até a pedra foi escavada apenas com estacas. Aterros de 3 a 20 m de altura foram construídos para proteger os trilhos das chuvas torrenciais freqüentes na área, e utilizaram cerca de 230.000 metros cúbicos de rochas. A linha, pelo mesmo motivo da abolição de explosões na construção, não possuía túneis. Em sua totalidade, a São Paulo Railway foi aberta em 16 de Fevereiro de 1867.

 

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