É o principal porto da Malásia. é o maior porto do país, com Tanjung Pelepas considerado o segundo maior. Ele está localizado cerca de 6 km a sudoeste da cidade de Klang, e a 38 km ao sudoeste de Kuala Lumpur. Na era colonial, era conhecido como Porto Swettenham.
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Porto é o maior da Malásia e um dos mais importantes do sudeste asiático.
História
Klang foi anteriormente o terminal oficial da estrada de ferro do governo e o porto do Estado. Em 1880, a capital do estado de Selangor foi transferida de Klang para a estrategicamente mais vantajosa Kuala Lumpur. O rápido desenvolvimento no novo centro administrativo no final do século XIX atraiu empresários e candidatos a emprego que antes procuravam as atividades na cidade de de Klang. Neste momento, os únicos meios de transporte entre Klang e Kuala Lumpur eram a cavalo ou a carroças puxadas por búfalos, ou ao longo do rio Klang para Damansara via barcos. Devido a isto, Frank Swettenham, que tornaria-se general residente britânico da federação dos estados malaios, afirmou ao então residente William Bloomfield Douglas, que a viagem para Kuala Lumpur era "bastante longa e tediosa", sugerindo a construção de uma linha ferroviária para ligar os dois centros.
Em setembro de 1882, Sir Frank Athelstane Swettenham foi nomeado o novo general residente de Selangor. Swettenham logo iniciou a construção de uma ligação ferroviária entre Klang e Kuala Lumpur para superar os problemas de transporte particularmente dos interesses dos operados na mineração de mineração de estanho, que precisavam carregar o minério até o porto de Klang. 31 km de linha férrea foram inaugurados em setembro de 1886, e o trecho ampliado em 5 km para Klang em 1890.
A navegação do rio, no entanto, ainda era difícil, pois apenas os navios com menos de 4 de calado poderiam chegar ao cais, e, portanto, um novo ponto de atracação na foz do rio foi selecionado. Desenvolvido pela Malayan Railway, a então operadora estatal das estradas de ferro, foi oficialmente inaugurado 15 anos depois, em 15 de setembro de 1901 pelo próprio Swettenham, que deu o nome ao porto de Porto Swettenham.
Ambos Klang e Port Swettenham já eram conhecidos como locais notoriamente propensos a malária com o porto em si localizado em um manguezal. Após dois meses de sua inauguração, o porto foi fechado devido a um surto de malária. Apenas alguns anos antes, o cientista britânico Sir Ronald Ross provou em 1897 que a malária era transmitida por mosquitos. Após isto, o Porto Swettenham foi a primeira área colonial a se beneficiar economicamente da descoberta: pântanos foram aterrados, a selva desmatada, e as águas superficiais desviadas para destruir criadouros do mosquito e combater possíveis interrupções das operações portuárias. A ameaça da malária foi removida completamente ao destes procedimentos, o comércio cresceu rapidamente e dois novos berços foram adicionados em 1914, juntamente com outras instalações portuárias. O Selangor Polo Club foi fundado em Porto Swettenham em 1902, mas mudou-se para Kuala Lumpur em 1911.
Entre a Primeira e Segunda Guerras Mundiais, o porto cresceu e expandiu-se, atingindo o pico em 1940, quando movimentou estimadas 550.000 toneladas de carga. Durante a Segunda Mundial, a Royal Air Force (força aérea britânica) utilizou-se de aeródromos em Port Swettenham. Grande parte das instalações do porto que foram danificadas durante a guerra foram reconstruídas rapidamente. Ocorreu, assim, nova expansão para o sul, com instalações permanentes para lidar com mais cargas de óleo de palma e de látex, dois produtos de exportação cada vez mais importantes. As importações também cresceram muito e a tonelagem de carga movimentada no porto ultrapassou em muito o que se pensou ser possível antes da guerra.
Em 1º de Julho de 1963, o governo da Malásia estabeleceu o Autoridade Portuária de Swettenham, que posteriormente foi renomeada para Autoridade de Port Klang como uma corporação legal para assumir a administração de Port Klang. No final dos anos 1960 e 1970 novos berços de águas profundas foram construídas com cais adequados para a movimentação de conteineres, bem como as cargas convencionais. Em novembro de 1972, o então primeiro-ministro Tun Abdul Razak declarou o terminal voltado apenas para operações com conteineres aberto e, em Maio de 1974, a construção de mais sete berços para granéis começou e foi concluída em 1983.
Em 17 de março de 1986, as instalações do terminal de contêineres operados pela Autoridade de Port Klang foi privatizada, tornando-se a Klang Container Terminal Berhad como parte do exercício de privatização do governo. Em Janeiro de 1988, iniciou-se a construção de um novo berço de 240 metros de comprimento, como uma alternativa para o desenvolvimento imediato do West Port. Em 1993, o governo malaio nomeou Port Klang para ser o centro nacional de distribuição de cargas e desde então o porto tem crescido e agora estabelece conexões comerciais com mais de 120 países e relações com mais de 500 portos em todo o mundo.
Cenário atual
Em 2013, Port Klang movimentou o equivalente a 10 milhões de TEU's, de acordo com informações do World Shipping Council, tornando-se o 12º maior porto em termos de movimentção de contêineres no planeta.