O preenchimento de vaga de Prático em Zona de Praticagem (ZP) acontece exclusivamente por meio de Processo Seletivo à Categoria de Praticante de Prático, regido pela legislação vigente e detalhado por edital específico a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) e na página da Diretoria de Portos e Costas (DPC) na Internet.
Cabe à DPC, na qualidade de Representante da Autoridade Marítima para a Segurança do Tráfego Aquaviário e no exercício da atribuição de regulamentar o serviço de Praticagem, determinar a época de realização, o número de vagas por ZP a ser preenchido, elaborar e divulgar o Edital e executar o Processo Seletivo.
O Praticante de Prático e o Prático não são militares ou empregados públicos, assim como não exercem função pública. O processo seletivo para essa categoria, portanto, não se destina ao provimento de cargo ou emprego público.
Índice (Esconder)
Requisitos para participar do concurso para Praticante de Prático
O candidato deve ser brasileiro(a), com idade mínima de 18 anos. Deve possuir curso de graduação em qualquer área, e ter alguma experiência no mar, que pode ser até mesmo uma habilitação de Mestre-Amador, aquela exigida para conduzir embarcações de esporte e recreio no mar aberto. Em caso de sucesso na prova teórica, o candidato será submetido a uma perícia médica que visa verificar se preenche os padrões de saúde exigidos para a prestação do Serviço de Praticagem. A Seleção Psicofísica será realizada por Junta de Saúde da Marinha do Brasil definida pela DPC, com base em procedimentos médico-periciais específicos e em exames de saúde complementares. Esses exames incluem: acuidade visual e auditiva; teste toxicológico para drogas ilícitas; patologias físicas ou mentais comprometedoras da capacidade de trabalho, entre outros. Se considerado apto após a seleção psicofísica, seguirá para um teste de suficiência física, constituído de três provas: execução de 4 (quatro) exercícios de barra completos ; nadar 50 metros em tempo igual ou inferior a 1 minuto e 30 segundos; permanência dentro d´água flutuando por 20 (vinte) minutos ininterruptos, sem tocar no fundo e sem auxílio de qualquer Apoio.
Para mais informações, acesse a Norma da Autoridade Marítima que rege os serviços de praticagem.
Foto: Rafael Ferreira Viva
Prático acessa embarcação programada para atracar no Porto de Santos
Conteúdo da prova teórica para o concurso para Praticante de Prático
• Manobrabilidade do navio
• Arte naval
• Navegação em águas restritas
• Legislação e Regulamentação
• Meteorologia e Oceanografia
• Comunicações
Qualificação do Praticante de Prático
A qualificação do Praticante de Prático seguirá um programa de treinamento estabelecido pela Capitania dos Portos (CP) com jurisdição sobre a ZP, denominado Programa de Qualificação do Praticante de Prático, a ser iniciado imediatamente após a Certificação (aprovação no processo seletivo), sendo seu cumprimento confiado à Entidade(s) de Praticagem existente(s) na ZP, indicada(s) pela CP.