Quando concluída, a Ferrovia do Pantanal terá aproximadamente 734 quilômetros e interligará o município de Panorama, no interior de São Paulo, a Porto Murtinho (MS), às margens do Rio Paraguai. A linha ferroviária atenderá a uma região de alta densidade de produção agrícola.
Nas regiões de Maracaju/MS e Brasilândia/MS são identificadas grandes quantidades de cargas, notadamente soja, milho e açúcar, que se somam à produção econômica das outras regiões do estado na demanda por uma infraestrutura de transporte capaz de agilizar seu escoamento e evitar futuros gargalos.
O EVTEA desse trecho, contratado pela VALEC, foi finalizado em maio 2012, com investimento no PAC de R$ 1,56 bilhão. Parte desse segmento de Panorama/SP a Dourados/MS, com aproximadamente 380 km de extensão, faz parte do Programa de Investimentos em Logística – PIL, lançado pelo Governo Federal em 2012, o qual estabelece um novo modelo de parceria público-privado. Tendo em vista suas diretrizes, a Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT propôs um modelo de outorga que, entre outros, delega sua construção ao setor privado.
As informações são da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.