Sexta, 20 Setembro 2024
O Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, incorporado à Marinha em 1994, está preparado para navegar em regiões polares e pode operar em campos de gelo fragmentado. Possui dois laboratórios para apoio a pesquisa e dois helicópteros orgânicos UH-13 do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) que serão utilizados para transportar carga e passageiros. Sob o comando do Capitão-de-Mar-e-Guerra Sergio Lucas da Silva, o navio está na sua 20ª comissão austral.

Deslocamento: 3.600 ton, 1.050 ton (dwt), 1.982 ton (grt).

Dimensões: 75.32 m de comprimento, 13.06 m de boca e 6.20 m de calado.

Propulsão: diesel; 2 motor diesel de 6 cilindros Krupp-Mak 6M453Ak gerando 4.500 bhp, acoplado a 1 eixo com hélice de passo controlável, protegido para navegação no gelo. Equipado com sistema de posicionamento dinâmico SIMRAD ALBATROSS, com dois bow-thrusters e stern-thrusters.

Combustível: 790 toneladas.

Eletricidade: 1 gerador de 1.720 kW e 3 de 200 kW.

Velocidade: máxima de 14.5 nós.

Raio de Ação: 17.000 milhas náuticas(1) à 12 nós e 60 dias de autonomia.

Armamento: nenhum.

Sensores: 2 radares de navegação.

Equipamentos: Possui duas portas de carga lateral, sendo uma de 3,5 x 3 e outra por 2,75 x 2,5; um guindaste com capacidade para 6 toneladas e um pau de carga com capacidade para 25 toneladas. Tem capacidade para 1.760 m3 de carga(2), dois porões de 18.9 por 5.0.

As informações são do site Navios Brasileiros e do Portal Naval.

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