O exercício militar Brilliant Mariner 2013 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) foi realizado de 26 de setembro a 6 de outubro na região da Sardenha, no Mar Mediterrâneo. A atividade foi comandada pela Marinha da Itália e também contou com a participação de equipes navais da França, Alemanha, Reino Unido, Espanha e Turquia, que exercitaram sua coesão e integração para fazer parte, a partir de 1º de janeiro de 2014, do Componente Marítimo da Força de Resposta da Otan, sob a liderança da Itália.
Fotos: Divulgação Marinha da Itália
O navio-aeródromo Cavour, da Marinha Italiana, foi o capitânia da força naval, que contou com contratorpedeiros, fragatas, navios-tanque e submarinos. Nas atividades, foram exercitados o controle de tráfego mercante, tiro naval, defesa aérea, defesa antissubmarino, reabastecimento no mar, gestão de situações de crise, busca e salvamento.
Também operaram, a partir do porto italiano de Cagliari, navios caça-minas que recuperaram do mar 15 minas da Segunda Guerra Mundial.
Cerca de 3.150 homens e mulheres fizeram parte da contribuição italiana ao exercício (incluindo 380 infantes da “Brigata Marina San Marco”). A Marinha italiana também operou com os seguintes meios aéreos: cinco helicópteros EH 101, 2 AB 212 e 1 SH90, além de 8 jatos Harrier AV8B (passe o cursor do mouse sobre as imagens para ver os nomes dos navios mostrados aqui).
As informações são do Portal Naval.