Sábado, 23 Novembro 2024

A construção de um aeromóvel, em Porto Alegre, capital gaúcha, chamou atenção para esse meio de transporte eficaz e limpo. A "invenção" do aeromóvel é creditada ao engenheiro mecânico gaúcho Oskar Coester, que batalha há mais de 30 anos para provar ao mundo a qualidade de seu invento. Movido a ar por potentes ventiladores elétricos, o veículo é comparado a um barco a vela invertido.

O aeromóvel de Porto Alegre liga o Terminal de Passageiros 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho (RS) ao trem metropolitano da Cidade. Nas obras foi realizada a instalação de uma linha de 998,63 metros sobre um elevado, onde dois veículos trafegam movidos a ar através de uma turbina propulsora, controlados automaticamente em uma solução de alta tecnologia e baixo impacto ambiental.

Leia também
* Interligação entre metrô e aeromóvel diminui tempo de deslocamentos em Porto Alegre
* Primeiro veículo do aeromóvel está concluído

O Brasil, no entanto, não foi o primeiro país a adotar a invenção de Oskar. A primeira cidade a receber um aeromóvel comercial foi Jacarta, na Indonésia, em 1989. A ideia chegou até lá depois que “um desses americanos curiosos”, segundo Coester, viu a invenção em uma conferência e achou “genial”. 

O pulo do gato do gaúcho foi conceber um veículo com pouco “peso morto”. Com isso, o trem consegue gastar menos energia do que seus similares. Os críticos, no entanto, dizem que o Aeromóvel terá dificuldades para ampliar sua capacidade e seu tamanho. O inventor pede tempo ao tempo, e argumenta: o motor a jato, usado hoje em aviões, levou cerca de 20 anos entre o primeiro voo e sua adoção em massa.

Com informações do Governo Federal, da Agência O Globo e da Wikipedia.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!