A função das talhas elétricas é levantar objetos pesados ou de difícil lomoção, oferecendo mais segurança aos usuários.
Uma talha elétrica é um aparelho movido a eletricidade usado para levantar, abaixar e até mesmo mover objetos pesados ou de difícil locomoção. Tem como principal função aliviar a tensão e evitar possíveis lesões em qualquer pessoa que precise levantar um objeto pesado ou em situações em que o objeto é simplesmente pesado demais para ser levantado por um ser humano sem ajuda.
As talhas elétricas são encontradas em várias áreas de trabalho. Elas são comumente usadas em construção civil, armazéns, oficinas, garagens de manutenção de automóveis, estaleiros e embarcações de grande porte, mas há várias outras atribuições para o equipamento, como levantar troncos de árvores grandes ou baixar um lustre para manutenção e limpeza.
Como funciona uma talha elétrica
Inicialmente, a talha é anexada a uma estrutura sólida de suporte de carga, como um portal móvel, guindaste de lança ou viga de aço ou mesmo apenas a um gancho robusto preso com firmeza. Depois de presa, a talha do sistema de cadeia pode ser abaixada ao se utilizar o teclado de controle perto do item que será levantado que é, então, fixado na carga; mas, se necessário, uma corrente ou suspensório podem ser usados e encontrados próximos ao centro de gravidade do objeto, o que assegura uma suspensão equilibrada e resistente. O sling (suspensório) é ligado ao gancho da cadeia de talhas e então o item está pronto pronto para ser levantado lentamente, até que se tenha certeza de sua estabilidade.
Fonte: Portal Metalica
Veja também:
*Equipamentos de Movimentação de Material
*Clique aqui e cadastre-se para fazer o nosso curso de Segurança do Trabalho
A maioria das talhas elétricas incorpora algum tipo de mecanismo de segurança para evitar o deslizamento de cargas e sobrecarga, o que pode ser extremamente perigoso. Talhas geralmente trabalham com um sistema de embreagem, o que permite que a cadeia entre em um torque programado que impede qualquer sobrecarga. Em algumas talhas elétricas, o limite de sobrecarga é operado através da cadeia mecanicamente envolvida com um mecanismo interruptor. Talhas mais modernas têm interruptores de segurança que cortam automaticamente a energia, se houver algum problema com o sistema.
Há várias razões para usar uma talha elétrica. A principal é a segurança, pois esse equipamento pode reduzir extremamente o risco de lesões, devido ao fato de que é o elevador que leva todo o peso, e não o indivíduo. São notórios os problemas de segurança do trabalho decorrentes da elevação ou movimentação de objetos pesados ou até leves.
Isso nos leva à próxima vantagem de eficiência de custos. Talhas elétricas são economicamente eficientes porque, em primeiro lugar, conseguem sustentar objetos que precisariam de 3, 4 ou mais homens para levantar, reduzindo a mão de obra necessária. Em segundo lugar, com a redução de lesões, há menos ausências e licenças médicas entre os funcionários.
Se a talha elétrica recebe cuidados de manutenção, então ela deve ter uma excelente vida útil. Os problemas são facilmente reparados. Faça testes a cada 6 a 12 meses e inspeções conduzidas por um engenheiro qualificado para garantir sua segurança na hora da utilização.
Fonte: Manutenção e Suprimentos / Portal Metalica