Quarta, 03 Julho 2024

 

Um eficiente Plano de Manutenção Preventiva submete a frota de trens à manutenção periódica quando são efetuadas: inspeções, lubrificações, substituições de itens de desgaste, substituições de equipamentos pesados do trem para sua revisão em oficinas e reparos no interior do salão de passageiros (piso de borracha, pintura dos bancos etc.).

Em termos organizacionais, a manutenção do Metrô é realizada por um corpo técnico altamente especializado em: execução de atividades de manutenção, apoio técnico, administração de materiais e apoio administrativo.

A logística de atendimento considera os seguintes universos básicos:
- Material Rodante (trens)
- Equipamentos Fixos (escadas rolantes, ventilação, subestações, etc.)
- Edificações e Estruturas Civis
Para o Material Rodante, a primeira tarefa consiste em deslocar os trens para os pátios de manutenção, onde existem recursos e condições específicas apropriadas (valas, pontes rolantes, oficinas de grande porte, linhas de testes, torno para usinagem de rodas, máquina de lavar trens, etc.).
Para os Equipamentos Fixos, as equipes devem deslocar-se até os equipamentos que estão instalados ao longo das linhas, nas estações e nos pátios. O mesmo acontece na manutenção de Edificações e Estruturas Civis.

Fonte: Site Metrô

Veja também:

*Mobilidade urbana na cidade de São Paulo

Nos Equipamentos de Via Permanente, são efetuadas inspeções, substituição de trilhos, correções topográficas, reaperto de fixações, solda de trilhos, reperfilamento e inspeção ultrassônica de trilhos, substituição de componentes danificados (isoladores, fixações, dormentes, lâmpadas, etc.) e limpeza e lavagem de via;
Logística - Manutenção de trens
Nos Equipamentos de Sinalização, são efetuadas inspeções e testes nos diversos módulos eletrônicos instalados em estações e vias;
Nos Equipamentos de Controle, são efetuadas inspeções, testes e substituições de componentes em bloqueios (catracas) de acesso às plataformas;
Nas Áreas Internas e Externas desenvolve-se um amplo e rigoroso programa de desratização (os ratos são os grandes inimigos: roedores podem danificar fios e cabos, colocando em risco a segurança do Metrô) e desinsetização. Essas operações são repetidas sistematicamente, dependendo da necessidade.

 

Fonte: Site Metrô

 

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