A inclusão definitiva do ciclista na paisagem urbana significa a melhoria das condições de vida de todos os habitantes. Muitas cidades têm investido na construção de infraestrutura adequada para locomoção e estacionamento de bicicletas, garantindo aos cidadãos o direito e a opção de usar a bicicleta com segurança em seus deslocamentos.
Enquanto ciclovias, ciclofaixas e sinalização de trânsito compartilhado ajudam a garantir a segurança do ciclista em movimento, bicicletários adequados estimulam o uso da bicicleta ao proporcionar tranquilidade e conforto para os cidadãos que utilizam este meio de transporte.
Receber bem o ciclista é uma das melhores maneiras de promover a redução do congestionamento e da poluição, entrando em sintonia com os novos paradigmas de sustentabilidade do século XXI.
O que é um bicicletário adequado?
- Um bicicletário adequado é um local de estacionamento exclusivo de bicicletas, que oferece segurança e conforto ao ciclista.
- O bicicletário deve ser instalado em um local visível e acessível, de preferência na entrada do estabelecimento ou em outro local que possua trânsito de pessoas, pois isso aumenta a segurança contra furtos.
- Ainda que pareça redundante, um bicicletário deve ser um local exclusivo para o estacionamento de bicicletas, tendo sinalização indicativa de sua finalidade. Compartilhar o espaço com motos ou outros veículos é uma prática que não ajuda a valorizar a bicicleta como meio de transporte.
Imagem: Ciclocidade
Leia mais sobre o assunto clicando aqui.