Quinta, 21 Novembro 2024

A mobilidade urbana no município de São Paulo é caracterizada por um sistema de transportes complexo, composto por vários modais e sistemas distintos, por conta de amplitude urbana da cidade e intensa movimentação entre as cidades que compõem a região metropolitana. Outro aspecto marcante é a numerosa convergência de rodovias estaduais e federais na cidade. 

A cidade de São Paulo tem como um de seus símbolos o grande congestionamento de carros em suas principais vias, fato este alvo de diversas campanhas.O transporte coletivo, no entanto, representa um papel fundamental no dia-a-dia da metrópole. São Paulo conta com uma imensa estrutura de linhas de ônibus, com uma frota estimada em cerca de 15 mil unidades, sob responsabilidade da SPTrans. Os trens da CPTM, o Metrô, a EMTU-SP e o sistema de interligação entre eles completam o sistema municipal e estadual de tranporte na cidade.
De acordo com pesquisa feita em 2007 pelo Metrô de São Paulo, dos cerca de 23,5 milhões de deslocamentos feitos diariamente na cidade de São Paulo, 30,8% são feitos a pé, 28,3% de ônibus, 28% de carro particular, 10,1% de metrô ou trem, 1,7% de moto, 0,6% de bicicleta, 0,3% de táxi, e 0,1% outros.

Sistema viário
O sistema viário do município é notadamente heterogêneo, especialmente do ponto de vista rodoviário. A cidade é cortada por duas grandes vias, a Marginal Tietê e a Marginal Pinheiros. As duas avenidas são consideradas as principais vias expressas do município, sendo que, por meio delas, chega-se a diversas rodovias estaduais e federais, as quais estão listadas abaixo:

• Rodovia Presidente Dutra (BR116)
• Rodovia Fernão Dias (BR381)
• Rodovia Ayrton Senna (SP70)
• Rodovia dos Imigrantes (SP160)
• Rodovia Anchieta (SP150)
• Rodovia Anhanguera (SP330)
• Rodovia dos Bandeirantes (SP348)
• Rodovia Castelo Branco (SP280)
• Rodovia Régis Bittencourt (BR116)
• Rodoanel Mário Covas (SP21)

Ainda existem outras vias menores que conectam a capital a mais diversas localidades, conforme abaixo:

• Rodovia Henrique Eroles (Estrada velha São Paulo-Rio)
• Rodovia Tancredo Neves (Estrada velha de Campinas)
• Estrada dos Romeiros (Estrada velha de Itu)
• Estrada Armando Sales (Estrada de Itapecerica)
• Rodovia José Simões Louro Junior (Estrada de Embu)
• Estrada Sezefredo Fagundes (Estrada velha de Bragança)
• Caminho do Mar (Estrada velha de Santos)

O desenvolvimento rodoviário da cidade, ao longo da história, tem origens variadas, mas muitas das atuais características da estruturação viária paulistana encontram referências no ideário proposto pelo Plano de Avenidas de Prestes Maia, um projeto urbanístico discutido longamente e parcialmente implementado durante as décadas de 1930 e 40, que propõe uma série de anéis viários em camadas gradativas a partir do Centro Histórico. Estes anéis seriam ligados por vias estruturadoras (como pela Avenida 9 de Julho, por exemplo). Observando-se a atual malha viária da cidade, é possível detectar semelhante raciocíno, composto por vias de organização radial, através da importância que as seguintes vias possuem: avenida 23 de Maio, avenida Radial Leste, avenida Rebouças, avenida Nove de Julho, avenida do Estado, avenida Prestes Maia, avenida Cruzeiro do Sul entre outras. Cada uma destas vias constituem diferentes eixos de estruturação da cidade.

Sistema cicloviário
São Paulo possui um sistema cicloviário em crescimento, embora ainda bastante tímido em comparação com as dimensões da cidade. Ele é composto de:

• Ciclovias propriamente ditas, ou seja, segregadas do tráfego de automóveis, geralmente instaladas junto a vias expressas. Existem três grandes ciclovias no município:
• Ciclovia Rio Pinheiros, com 21.5 km3 , é a maior da cidade e ocupa a maior parte da margem direita do Rio Pinheiros. Seu acesso é complicado e pode ser feito apenas em pontos específicos, já que a linha está isolada do trafégo de pessoas e de veículos pela Marginal Pinheiros e pela Linha 9 da CPTM. A ciclovia também não opera durante a noite ;
• Ciclovia Radial Leste, com 12 km, corre em paralelo à avenida de mesmo nome, ligando as estações de metrô e tremTatuapé e Corinthians-Itaquera .
• Ciclovia Várzeas do Tietê, com 11,41 km, corre em paralelo ao Rio Tietê, ligando o Parque Ecológico do Tietê ao Parque Jacuí, ambos localizados na Zona Leste de São Paulo ;
• Ciclofaixas, similares à ciclovias, porém sem separação física do trânsito de automóveis, como as instaladas no bairro de Moema;
• Ciclorrotas, vias de trânsito compartilhado entre bicicletas e automóveis, onde a sinalização marca preferência das bicicletas. Podem ser encontradas no Brooklin e em Moema .
• Ciclofaixas de lazer, acessíveis somente aos domingos e feriados e em determinados horários
• Bicicletários públicos, mais comumente encontrados junto à estações de trem e metrô

Aeroportos

 

• Aeroporto Internacional de Congonhas, é o segundo mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado no distrito do Campo Belo, distante 8 km do marco zero da capital paulista.
• Aeroporto Campo de Marte, localizado na zona norte da cidade, no bairro de Santana. Foi o primeiro terminal aeroportuário da cidade, sendo que hoje não conta mais com linhas comerciais regulares, predominando o tráfego de helicópteros e aviões de pequeno porte, a denominada aviação geral. É o quinto aeroporto mais movimentado em país.

Além desses, o município é servido pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, o principal e o mais movimentado aeroporto do Brasil, localizado na cidade de Guarulhos, no bairro de Cumbica, distante 25 quilômetros do centro de São Paulo. É o principal aeroporto que serve a cidade.


Sistemas de transporte rápido


A malha metroferroviária da cidade tem 323,9 quilômetros de extensão, sendo 65,3 quilômetros de linhas construídas e operadas pela Companhia do Metropolitano (34.6 quilômetros inteiramente subterrâneos), com 4 linhas em operação e 58 estações de embarque, além de 258,6 quilômetros de linhas e 89 estações administradas pelaCompanhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) . A CPTM e o Metrô transportam juntamente 7,3 milhões de pessoas em média por dia útil ; algumas linhas subterrâneas que estão sendo construídas tendem a adicionar ainda mais passageiros ao sistema dentro dos próximos cinco anos. Segundo dados da administração atual espera-se expandir o sistema de trens metropolitanos de São Paulo dos atuais 330 quilômetros para mais de 500 quilômetros nos próximos 10 anos . São Paulo tem três sistemas de transporte rápido. São eles:
• O sistema operado pelo Metrô, com quatro linhas completas, mais uma em construção e uma em planejamento, sendo todas elas parcialmente subterrâneas e parcialmente com estações construídas em elevado;
• O sistema operado pela CPTM, com seis linhas que atendem regiões da capital que não são alcançadas pela malha do Metrô, incluindo outras cidades da região metropolitana;
• O sistema de ônibus de pista-rápida: por toda a cidade existem diversas linhas de ônibus chamadas "Passa Rápido", um conceito de transporte urbano onde os pontos são no canteiro central e os ônibus tem porta à esquerda.


Transporte ferroviário

O sistema de transporte ferroviário de São Paulo é moderno, seguro, limpo e eficiente, com certificado pelo ISO 9001 da NBR. Tem quatro linhas gerenciadas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô, mais quatro em obras e outras em projeto, além de seis linhas em operação administradas pela CPTM.

 

Fonte: CPTM


São administradas pela Companhia do Metropolitano as seguintes linhas:
• Linha 1 - Azul: (Jabaquara ↔ Tucuruvi) A primeira linha de metrô construída no Brasil, conecta a zona norte à zona sul da cidade. As conexões estão disponíveis para as linhas 2, 3, 4, 7, 10 e 11. Os terminais de ônibus do Tietê e Jabaquaratambém estão conectados à Linha Azul.
• Linha 2 - Verde: (Vila Madalena ↔ Vila Prudente) A Linha Verde cruza a Avenida Paulista, e liga o Ipiranga à Vila Madalena; e faz a integração com as linhas 1, 4 e 10.
• Linha 3 - Vermelha: (Palmeiras-Barra Funda ↔ Corinthians-Itaquera) Uma das linhas mais movimentadas de São Paulo, conecta a zona leste ao centro expandido. Existem conexões com as linhas 1, 4, 7, 8, 10, 11 e 12. O terminal de ônibus da Barra Funda é interligado a essa linha.
• Linha 4 - Amarela: (Butantã ↔ Luz) Inaugurada em maio de 2010, a Linha 4 - Amarela conectará a zona oeste à Estação Luz, na zona central, em uma rota construída imediatamente abaixo das avenidas Consolação e Rebouças. Atualmente funciona com as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, República e Luz, restando as estações São Paulo - Morumbi, Vila Sônia, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis - Mackenzie a serem entregues. Essa linha terá conexões com as linhas 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10 e 11.
• Linha 5 – Lilás: (Capão Redondo ↔ Largo Treze) Construída pela CPTM e voltada aos usuários que precisam alcançar lugares específicos da zona sudoeste de São Paulo. Somente um pequeno trajeto da linha está disponível (seis estações completas), conectando à Linha 9 na estação de Santo Amaro. O restante está em fase de licitação e prevê a extensão até a Chácara Klabin, fazendo conexão com a Linha 2, e passando por regiões como Itaim Bibi, Moema, Ibirapuera e Vila Clementino.
Está sendo construída pelo Consórcio Via Amarela e atualmente é operada pela ViaQuatro:
• Linha 6 - Laranja: (Pirituba ↔ Anália Franco) Anunciada em março de 2008 pelo governador José Serra e pelo prefeito Gilberto Kassab, está ainda em fase de projeto, com previsão de início das obras em 2013 e conclusão em 2017. Em sua primeira fase, prevê a ligação do bairro de Freguesia do Ó até a estação São Joaquim da Linha 1, no distrito da Liberdade, estando quase inteiramente dentro do centro expandido, passando por distritos como Perdizes, Consolação e Bela Vista. Terá conexões com as linhas 1, 4 e 7. Em uma segunda fase, está prevista a expansão para a estação Anália Franco, na zona leste, fazendo conexão com a linha 2 na Vila Prudente.
Além destas, também existem as linhas do Sistema de Trens Metropolitanos, administradas pela CPTM, as quais possuem intervalo superior às linhas da Companhia do Metropolitano, variando de 4 a 10 minutos nos horários de pico, dependendo da linha e trecho. A saber:
• Linha 7 - Rubi: (Luz ↔ Francisco Morato ↔ Jundiaí) Atravessa toda a região noroeste do município de São Paulo e atinge outros municípios vizinhos como Caieiras e Franco da Rocha, tendo extensão operacional até Jundiaí. Aproveita os trilhos da antiga São Paulo Railway.
• Linha 8 - Diamante: (Júlio Prestes ↔ Itapevi ↔ Amador Bueno) Consecutiva à Linha 3 - Vermelha, cruza toda a região oeste do município de São Paulo e atravessa vários municípios da região metropolitana como Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. Foi construída sobre os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana.
• Linha 9 - Esmeralda: (Osasco ↔ Grajaú) Localizada ao longo da Marginal Pinheiros, conecta o autódromo de Interlagos até o centro do município de Osasco, sendo até o presente o único ponto de integração da Linha 5 - Lilás à malha metroferroviária, na estação Santo Amaro.
• Linha 10 - Turquesa: (Brás ↔ Rio Grande da Serra) É consecutiva à Linha 7 - Rubi, sendo também parte da antiga ferrovia São Paulo Railway. Tem seu ponto inicial na Estação Bráse atravessa a região do ABC paulista, tendo o ponto final no município de Rio Grande da Serra.
• Linha 11 - Coral: (Luz ↔ Guaianazes ↔ Estudantes) Também conhecida como Expresso Leste (apenas o trecho Luz ↔ Guaianazes), corre em paralelo à Linha 3 - Vermelha, formando uma via expressa desde o Tatuapé ate Itaquera, possuindo o ponto final emGuaianases. Possui extensão operacional até Mogi das Cruzes. Foi construída sobre os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil.
• Linha 12 - Safira: (Brás ↔ Calmon Viana) Cruza toda a região nordeste do município de São Paulo, possuindo o ponto final no município de Itaquaquecetuba. Tem conexões com as linhas 3, 10 e 11. Foi construída sobre os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil.
• Linha 13 - Jade: (Engenheiro Goulart ↔ Zézinho Magalhães) O também chamado de Trem de Guarulhos está em projeto. Ligará a zona leste de São Paulo ao Parque CECAP, em Guarulhos, passando pelo Tatuapé e Penha.
• Linha 14 - Ônix: (Luz ↔ Aeroporto Int. de Guarulhos/Cumbica) O Expresso Aeroporto ligará o bairro da Luz, no centro de São Paulo, ao Aeroporto Intermacional de Guarulhos/Cumbica. Será uma medida tomada para desafogar o trânsito entre as duas cidades.

Projetos ferroviários

Embora as ferrovias sejam subutilizadas no Brasil, há um projeto para construir um serviço trens de alta velocidade que ligaria as duas principais cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.13 Os trens chegariam a velocidade de 280 quilômetros por a hora (o desengate duraria aproximadamente 1 hora e 30 minutos). Este projeto específico ainda está esperando um anúncio oficial pelo governo brasileiro, que está tentando obter o financiamento internacional com uma parceria público-privada. O outro projeto importante é o "Expresso Bandeirantes", que é um serviço de trilho de média velocidade (aproximadamente 160 km/h) de São Paulo a Campinas, que reduziria o tempo da viagem das atuais uma hora e meia de carro para aproximadamente 50 minutos, ligando as cidades de São Paulo, Jundiaí e Campinas. Este serviço seria conectado ao serviço de trens entre o centro da cidade de São Paulo e o aeroporto de Guarulhos.

Ônibus

São Paulo possui uma frota de aproximadamente 15.000 ônibus de transporte público (que incluem aproximadamente 215 trólebus), coloridos de acordo com a região que atuam. Durante muitos anos, havia uma forte presença de vans ilegais em toda a cidade, mas ações públicas conseguiram registrar a maior parte desse tipo de transporte, implantando o mesmo sistema decores utilizados nos ônibus. Para ajudar na fluidez do tráfego foram construídos por toda a cidade corredores de ônibus, faixas que são de uso exclusivo desse tipo de transporte. Além dos corredores, a cidade conta com um sistema VLP denominado Expresso Tiradentes, Encontra-se em operação o trecho Sacomã - Parque Dom Pedro II e o trecho Vila Prudente - Parque Dom Pedro II.O sistema funciona diariamente, das 4h00 às 0h00

Fontes: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Mobilidade_urbana_no_munic%C3%ADpio_de_S%C3%A3o_Paulo), Prefeitura de São Paulo e Metrô (http://www.metro.sp.gov.br/metro/numeros-pesquisa/estrutura-fisica.aspx).

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