O Italo Treno é um serviço de trens de alta velocidade da Itália, de uma empresa privada ligada ao grupo Ferrari. O sistema ferroviário italiano é composto ainda pelos trens da Trenitália, estatal italiana que opera os velozes Frecciarossa, Frecciabianca e Frecciargenta.
O Italo Treno foi inaugurado oficialmente no final de novembro de 2012 e está ganhando fama mundial como a Ferrari dos trilhos. O trem de luxo liga as principais cidades italianas e é operado pela Nuovo Transporto Viaggiatori (NTV).
O Italo Treno atende o principal eixo da Itália entre Salerno e Torino, parando nas cidades de Napoli, Roma, Firenzi, Bologna, Padova e Veneza, circulando com a velocidade máxima de 300 km/h. Essas cidades também são servidas pela Trenitália, entretanto em Roma e Milão o Italo Treno não escala nas estações centrais, que são exclusivas dos trens da Trenitália.
Os trens da Italo Treno oferecem três classes de acomodações para os passageiros: Smart, Prima e Club, além de cabines para quatro passageiros denominadas de salottinos. O preço dos bilhetes ferroviários são mais baratos que os da empresa estatal, a Trenitália, mas exige a compra antecipada que pode ser realizada via internet. Kits de lanches permitem aos usuários se alimentarem nas próprias poltronas.
O design aerodinâmico e a moderna cabine de comando somados à linha com geometria perfeita composta por túneis, pontes e viadutos resultam em um rolar suave e veloz, percorrendo as belas paisagens italianas.
Foto: Fabiano Simão
Imagem capturada do Italo Treno
A experiência italiana de trens privados é o novo paradigma das ferrovias para o século XXI e somente o futuro mostrará se ela terá vida longa sem os caros investimentos do estado.
Fonte: coluna Transporte Modal, de Silvio dos Santos